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Título: Projeto político pedagógico e as possibilidades de elaboração coletiva em uma escola da rede pública estadual do Maranhão
Título(s) alternativo(s): Pedagogical political project and the possibilities of collective elaboration in a state public school in Maranhão
Autor(es): Vale, Ana Luiza dos Anjos Araújo
Data do documento: 2022-06-03
Editor: UEMA
Resumo: A presente pesquisa, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Maranhão, (PPGE/UEMA) na linha de gestão educacional e escolar, objetiva analisar a relação do Projeto Político Pedagógico (PPP) com a formação dos profissionais da educação e comunidade escolar em uma escola da rede pública estadual do Maranhão, a partir da construção, utilização e avaliação de um repositório de orientações, que consistirá como produto da pesquisa. Desse modo, o estudo possibilitará reflexões sobre os debates que permeiam o PPP na gestão educacional e escolar, e sobre o seu alcance na formação dos profissionais da educação e comunidade escolar. Nesse escopo, se utiliza da abordagem qualitativa de pesquisa, configurandoa por meio de uma pesquisa participante desenvolvida em cinco etapas, em que pretendem atender aos objetivos do estudo, contando com a participação de representantes da comunidade da escola pública estadual em questão, que se organizaram em: vivência na escola com observações participantes; aplicação de entrevistas e questionários semiestruturados; análise de conteúdo; construção do repositório de orientações; e, por fim, utilização e avaliação do repositório. A investigação se desenvolve com a construção do estado de conhecimento, e que se fundamenta em autores como: Veiga (2013); Padilha (2017); Vasconcellos (2019); Libâneo (2002, 2004, 2006, 2018), Luck (2000, 2009, 2013), dentre outros. O texto apresenta sete seções destinadas à apresentação das intencionalidades da pesquisa, iniciada com introdução e finalizada com as considerações finais, bem como os caminhos metodológicos adotados, que resultam na apresentação e análise dos dados empíricos em Produto Técnico Tecnológico com orientações e referências para os processos de PPPs. A construção das categorias de análise, a partir da interlocução do trabalho empírico e do referencial teórico que fundamentou a pesquisa, permitiu não só indicar a existência da relação entre PPP e formação, como também afirmar, para o espaço da escola pública, a possibilidade de construção do PPP. Também sugere que os participantes aprofundem a compreensão das, ainda complexas, relações entre organização escolar e mecanismos de participação, a partir das práticas realizadas diariamente, como a disposição do trabalho coletivo que, construído, possibilita a elaboração de propostas coletivas, a exemplo do PPP. Quanto ao repositório, produto da pesquisa, se configurou como um instrumento coletivo, em que contribui para descentralização de poder na escola e se constitui em uma oportunidade para discussões acerca das dimensões formativas no contexto educacional. Logo, a escassez de produções científico-acadêmicas acerca da relação entre processos do PPP na gestão escolar, e, formação para a comunidade escolar nos sistemas de ensino, ratificam a relevância desta pesquisa em suas dimensões política, social, pedagógica e acadêmica
Palavras-chave: Elaboração coletiva
Formação
Gestão escolar
Projeto político pedagógico
Collective elaboration
Formation
School Management
Political Pedagogical Project
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - CECEN - Dissertações 

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