Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1769
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVale, Ana Luiza dos Anjos Araújo-
dc.date.accessioned2023-04-05T17:36:18Z-
dc.date.available2023-04-05T17:36:18Z-
dc.date.issued2022-06-03-
dc.identifier.otherCDU: D 37.014.5(812.1)-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1769-
dc.description134 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Maranhão,São Luís,2022. Orientadora: Profa. Dra. Ana Lúcia Cunha Duarte. Coorientadora: Profa. Dra. Kallyne Kafuri Alves.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Maranhão, (PPGE/UEMA) na linha de gestão educacional e escolar, objetiva analisar a relação do Projeto Político Pedagógico (PPP) com a formação dos profissionais da educação e comunidade escolar em uma escola da rede pública estadual do Maranhão, a partir da construção, utilização e avaliação de um repositório de orientações, que consistirá como produto da pesquisa. Desse modo, o estudo possibilitará reflexões sobre os debates que permeiam o PPP na gestão educacional e escolar, e sobre o seu alcance na formação dos profissionais da educação e comunidade escolar. Nesse escopo, se utiliza da abordagem qualitativa de pesquisa, configurandoa por meio de uma pesquisa participante desenvolvida em cinco etapas, em que pretendem atender aos objetivos do estudo, contando com a participação de representantes da comunidade da escola pública estadual em questão, que se organizaram em: vivência na escola com observações participantes; aplicação de entrevistas e questionários semiestruturados; análise de conteúdo; construção do repositório de orientações; e, por fim, utilização e avaliação do repositório. A investigação se desenvolve com a construção do estado de conhecimento, e que se fundamenta em autores como: Veiga (2013); Padilha (2017); Vasconcellos (2019); Libâneo (2002, 2004, 2006, 2018), Luck (2000, 2009, 2013), dentre outros. O texto apresenta sete seções destinadas à apresentação das intencionalidades da pesquisa, iniciada com introdução e finalizada com as considerações finais, bem como os caminhos metodológicos adotados, que resultam na apresentação e análise dos dados empíricos em Produto Técnico Tecnológico com orientações e referências para os processos de PPPs. A construção das categorias de análise, a partir da interlocução do trabalho empírico e do referencial teórico que fundamentou a pesquisa, permitiu não só indicar a existência da relação entre PPP e formação, como também afirmar, para o espaço da escola pública, a possibilidade de construção do PPP. Também sugere que os participantes aprofundem a compreensão das, ainda complexas, relações entre organização escolar e mecanismos de participação, a partir das práticas realizadas diariamente, como a disposição do trabalho coletivo que, construído, possibilita a elaboração de propostas coletivas, a exemplo do PPP. Quanto ao repositório, produto da pesquisa, se configurou como um instrumento coletivo, em que contribui para descentralização de poder na escola e se constitui em uma oportunidade para discussões acerca das dimensões formativas no contexto educacional. Logo, a escassez de produções científico-acadêmicas acerca da relação entre processos do PPP na gestão escolar, e, formação para a comunidade escolar nos sistemas de ensino, ratificam a relevância desta pesquisa em suas dimensões política, social, pedagógica e acadêmicapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUEMApt_BR
dc.subjectElaboração coletivapt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectProjeto político pedagógicopt_BR
dc.subjectCollective elaboration-
dc.subjectFormation-
dc.subjectSchool Management-
dc.subjectPolitical Pedagogical Project-
dc.titleProjeto político pedagógico e as possibilidades de elaboração coletiva em uma escola da rede pública estadual do Maranhãopt_BR
dc.title.alternativePedagogical political project and the possibilities of collective elaboration in a state public school in Maranhão-
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - CECEN - Dissertações 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação-e-Ana Luiza_1 -PDF A.pdf4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.