Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/jspui/handle/123456789/1745
Título: Matemática financeira na educação básica: modalidades de investimento por perfil de investidor na bolsa de valores
Título(s) alternativo(s): Financial mathematics in basic education: investment modalities by investor profile on the stock exchange
Autor(es): Martins, Paul Willame Costa
Data do documento: 2022-05-30
Editor: UEMA
Resumo: A bolsa de valores ´e um local destinado `aqueles que desejam exponencializar suas economias. Mas para ter acesso `as negocia¸c˜oes, ´e necess´ario estar cadastrado em uma corretora de valores. O presente trabalho, caracterizado como pesquisa de campo, fez uma an´alise do perfil do investidor dos alunos da primeira e terceira s´erie e professores do Centro de Ensino Dr. Get´ulio Vargas. Atrav´es de um minicurso de educa¸c˜ao financeira e question´ario aplicado, mapeou-se o perfil dos sujeitos da pesquisa em trˆes categorias: conservador, moderado ou arrojado. Como objetivo geral, este trabalho visa ampliar o conte´udo de matem´atica financeira no Ensino m´edio, trazendo como enfoque a educa¸c˜ao financeira voltada para as modalidades de investimentos e seus perfis de investidor. Os resultados, apresentados com o aux´ılio de tabelas e discutidos com base na experiˆencia vivida pelo pesquisador, mostraram que o perfil dos sujeitos da pesquisa est´a mais voltado ao perfil conservador e que isso de deve `a falta de conhecimento sobre o mercado financeiro
Palavras-chave: Matemática Financeira
Educação Financeira
Perfil do Investidor
Investimentos
Financial math
Financial education
Investor Profile
Investments
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matematica em Rede Nacional - CECEN - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO PAUL MARTINS_1 PDF-A.pdf5.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.