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https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1733
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Carvalho, Jêibel Márcio Pires | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-03T16:32:33Z | - |
dc.date.available | 2023-03-03T16:32:33Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1733 | - |
dc.description | 138 f.; il Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em História) - Uni versidade Estadual do Maranhão, asaao Luís,2019. Orientador: Prof. Dr. Wheriston Silva Neris | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho é discutir as relações entre instituições escolares e religiões afro brasileiras, tomando como unidade empírica de análise um contexto relacional representado pelo Bairro de São Benedito, localizado na periferia da cidade de Cururupu-Maranhão. Trata se aqui de colocar sob foco as interfaces, cruzamentos de espaços e diálogos possíveis entre o Centro de Ensino João Marques Miranda e os 14 terreiros existentes que circundam a escola. Metodologicamente, a pesquisa busca combinar diferentes estratégias, tais como a aplicação de questionários e a realização de entrevistas temáticas com (ex) gestores, professores e dis centes e lideranças religiosas de terreiros atuantes nesse mesmo bairro. Em um momento no qual o tratamento da questão da diferença e da cultura em meios educacionais tem entrado na pauta do dia, produzindo impactos e novos desafios para os profissionais do espaço escolar, buscamos não somente suscitar a crítica reflexiva sobre as formas de preconceito e estigmati zação ainda em voga, como também explorar experimentalmente vias de diálogos entre atores tão próximos geográfica e simbolicamente, mas ao mesmo tempo tão distantes em termos de conhecimento e reconhecimento. Para tanto, propusemos a realização de Oficinas como lugar coletivo para aproximação, debate e diálogo a partir do próprio contexto em pauta, entendido enquanto meio para gerar novas práticas para o ensino de História e a aquisição de competên cias cívicas importantes para a cidadania e respeito à diferença. A experiência resultante da execução dessa proposta de intervenção pedagógica foi condensada no produto apresentado em anexo, constituindo uma forma de contribuição aplicada dessa dissertação | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | UEMA | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Religiões afro-brasileiras | pt_BR |
dc.subject | Cultura | pt_BR |
dc.subject | Oficinas | pt_BR |
dc.title | “Dos terreiros para a escola, da escola para os terreiros”: problematizando as relações entre instituições escolares e religiões afro-brasileiras a partir de Cururupu/MA | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado em História - CECEN - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Texto-Dissertativo-Jeibel2.pdf | 3.31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Produto-Educacional-Jêobel (1).pdf | 14.24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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