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dc.contributor.authorCarvalho, Jêibel Márcio Pires-
dc.date.accessioned2023-03-03T16:32:33Z-
dc.date.available2023-03-03T16:32:33Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1733-
dc.description138 f.; il Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em História) - Uni versidade Estadual do Maranhão, asaao Luís,2019. Orientador: Prof. Dr. Wheriston Silva Nerispt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é discutir as relações entre instituições escolares e religiões afro brasileiras, tomando como unidade empírica de análise um contexto relacional representado pelo Bairro de São Benedito, localizado na periferia da cidade de Cururupu-Maranhão. Trata se aqui de colocar sob foco as interfaces, cruzamentos de espaços e diálogos possíveis entre o Centro de Ensino João Marques Miranda e os 14 terreiros existentes que circundam a escola. Metodologicamente, a pesquisa busca combinar diferentes estratégias, tais como a aplicação de questionários e a realização de entrevistas temáticas com (ex) gestores, professores e dis centes e lideranças religiosas de terreiros atuantes nesse mesmo bairro. Em um momento no qual o tratamento da questão da diferença e da cultura em meios educacionais tem entrado na pauta do dia, produzindo impactos e novos desafios para os profissionais do espaço escolar, buscamos não somente suscitar a crítica reflexiva sobre as formas de preconceito e estigmati zação ainda em voga, como também explorar experimentalmente vias de diálogos entre atores tão próximos geográfica e simbolicamente, mas ao mesmo tempo tão distantes em termos de conhecimento e reconhecimento. Para tanto, propusemos a realização de Oficinas como lugar coletivo para aproximação, debate e diálogo a partir do próprio contexto em pauta, entendido enquanto meio para gerar novas práticas para o ensino de História e a aquisição de competên cias cívicas importantes para a cidadania e respeito à diferença. A experiência resultante da execução dessa proposta de intervenção pedagógica foi condensada no produto apresentado em anexo, constituindo uma forma de contribuição aplicada dessa dissertaçãopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUEMApt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectReligiões afro-brasileiraspt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectOficinaspt_BR
dc.title“Dos terreiros para a escola, da escola para os terreiros”: problematizando as relações entre instituições escolares e religiões afro-brasileiras a partir de Cururupu/MApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em História - CECEN - Dissertações 

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