Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1731
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Vale, Edilene Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-03T14:03:36Z | - |
dc.date.available | 2023-03-03T14:03:36Z | - |
dc.date.issued | 2019-05-29 | - |
dc.identifier.other | CDU: D 93/94 (=1-82):812.1 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1731 | - |
dc.description | 124 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Estadual do Maranhão,São Luís,2019. Orientador: Profa. Drª Helidacy Maria Muniz Corrêa | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho trata do ensino da história indígena nas escolas públicas de São Luís do Maranhão, notadamente, Centro de Ensino Liceu Maranhense e Centro de Ensino Benedito Leite, e pretende discutir o tratamento dado aos índios nos processos de elaboração, produção e difusão da história indígena, no mundo acadêmico e escolar. Para isso, discutiremos o ensino da história dos povos indígenas na educação básica, dialogando com recente historiografia e regulamentações educacionais, de modo a problematizar o espaço dado no ensino básico a estes sujeitos. Para o segundo momento do trabalho, analisaremos dois livros didáticos aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2018, História: das cavernas ao terceiro milênio da editora Moderna e História 1: ensino médio da editora Saraiva, faremos uma caracterização dos modos como os indígenas estão representados nestes materiais, a fim de avaliar a abordagem, linguagem e conceitos, bem como suas deficiências e omissões. Finalizaremos com uma proposta de aplicação para uma reavaliação da abordagem sobre os indígenas na história do Maranhão nas salas de aula do ensino médio. Nosso ponto de partida serão as fontes coloniais, especialmente, os manuscritos avulsos do Arquivo Histórico Ultramarino (AHU) e as atas de vereação da Câmara de São Luís. Produziremos fichas temáticas a serem utilizadas pelos discentes em sala de aula sobre a participação dos indígenas no processo de colonização do Maranhão. O objetivo é proporcionar um novo tratamento do tema e possibilidades de debates com os alunos na aula | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | UEMA | pt_BR |
dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
dc.subject | História indígena | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Fichas temáticas | pt_BR |
dc.title | Povos indígenas e ensino de história: fichas temáticas para o ensino de História Indígena no Maranhão | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado em História - CECEN - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Texto-dissertativo-Edilene-Vale.pdf | 3.13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Produto-Educacional-Edilene-Vale.pdf | 2.99 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.