Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/jspui/handle/123456789/1730
Título: Silhuetas da História: moda, gênero e transformações sociais em São Luís (1920-1950) e o paradidático “Modos e Modas na cidade de São Luís”
Autor(es): Sampaio, Jéssica Mayara Santos
Data do documento: 2019-04-04
Editor: UEMA
Resumo: A moda envolve questões de gênero, representações do cotidiano, comportamentos sociais, distinções de classe, e se apresenta por diversos meios e linguagens, nos discursos presentes no espaço público e privado. Analisar as distinções e os papéis sociais por meio de modos e aparência permite compreender as transformações na vida urbana, nos comportamentos, valores que constroem as relações sociais, proporcionando o estudo do cotidiano, costumes, modelação da identidade, bem como os discursos e as práticas que ajudam a expressar diferentes distinções e hierarquizações. Este trabalho busca relacionar as transformações sociais e as hierarquias de gênero com os aspectos da moda, uma vez que a moda se configura como um dos traços da relação entre o indivíduo e a sociedade e contribui para a percepção das mudanças do tempo em que está inserida. O espaço social escolhido para análise foi a cidade de São Luís no recorte temporal de 1920 a 1950. Apresentamos as modificações na estrutura da cidade, as variações das vestimentas e a alteração dos comportamentos. Objetivamos dar ênfase às possibilidades de abordagem dessa temática em sala de aula, através dos costumes e hábitos da sociedade, regras de etiqueta e comportamento, que levam à compreensão de alguns aspectos da sociedade ludovicense nesse período, propondo um material paradidático que aborde as representações da vida social, costumes e modificações nos hábitos de homens e mulheres por meio do estudo de seus modos e modas
Palavras-chave: Ensino de História
Moda - São Luís
Gênero
Aparece nas coleções:Mestrado em História - CECEN - Dissertações 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Texto-Dissertativo-Jéssica-Sampaio1.pdf1.61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Produto-Educacional-Jéssica-Sampaio1.pdf7.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.