Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1719
Título: | Variação linguística em sala de aula: um estudo crítico-reflexivo no 8º ano de uma Escola Municipal de Zé Doca - MA |
Título(s) alternativo(s): | Linguistic variation in the classroom: a critical-reflective study in the 8th year of a Municipal School in Zé Doca - MA |
Autor(es): | Conceição, Ráyra da Pereira, Rodrigo Ramalho Sousa |
Palavras-chave: | Preconceito linguístico Sociolinguística Dialetologia Linguistic prejudice Sociolinguistics Dialectology |
Data do documento: | 16-Jan-2023 |
Editor: | UEMA |
Resumo: | Sabe-se que a língua possui variações motivadas pelo seu lugar de uso. O Brasil, que tem proporções geográficas continentais, apresenta uma diversidade linguística que merece ser estudada. É no ambiente escolar que o uso da língua apresenta as mais diversas colorações na fala. Portanto, o presente trabalho tem como foco o estudo da variação linguística em sala de aula, contribuindo para o ensino de língua portuguesa em diferentes situações de comunicação cotidiana. Para alcançar o objetivo proposto, serão utilizados os estudos de Cardoso & Mota (2006), Teyssier (1997), Mattos e Silva (1995), Bagno (1999, 2001, 2003 e 2007) e Bortoni-Ricardo (2004, 2005), entre outros autores realizam pesquisas referentes ao estudo da língua. Dessa forma, optou-se pela pesquisa exploratória, com ênfase quanti/qualitativa com abordagem bibliográfica e descritiva. A turma participante deste estudo são alunos do 8º ano de uma Escola Municipal de Zé Doca – MA. Com o foco no estudo da variação da língua, direcionamos nossas ações pedagógicas a investigar o léxico de cada aluno, sendo está uma fonte rica para entender a formação da identidade cultural de cada indivíduo. Assim, buscamos apresentar e refletir a norma culta oral e escrita para os alunos, como também, proporcionar reflexões acerca do preconceito linguístico no ambiente escolar. Os resultados apontam que o trabalho com a variação linguística pode ser uma estratégia pedagógica muito eficaz, como nos conhecimentos da própria língua materna e, principalmente no combate ao preconceito linguístico |
Descrição: | 75 ~f. TCC (Graduação em Letras) - Centro de Estudos Superiores de Zé Doca, Universidade Estadual do Maranhão,Zé Doca,2023. Orientadora: Profa. Dra. Claudiene Diniz da Silva |
URI: | http://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1719 |
Aparece nas coleções: | MONOGRAFIAS DE LETRAS LICENCIATURA EM LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA RÁYRA E RODRIGO_1 PDF-A.pdf | 3.13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.