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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorConceição, Ráyra da-
dc.contributor.authorPereira, Rodrigo Ramalho Sousa-
dc.date.accessioned2023-02-13T19:57:57Z-
dc.date.available2023-02-13T19:57:57Z-
dc.date.issued2023-01-16-
dc.identifier.otherCDU: M 81’271.16:373.3(812.1)-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1719-
dc.description75 f. TCC (Graduação em Letras) - Centro de Estudos Superiores de Zé Doca, Universidade Estadual do Maranhão,Zé Doca,2023. Orientadora: Profa. Dra. Claudiene Diniz da Silvapt_BR
dc.description.abstractSabe-se que a língua possui variações motivadas pelo seu lugar de uso. O Brasil, que tem proporções geográficas continentais, apresenta uma diversidade linguística que merece ser estudada. É no ambiente escolar que o uso da língua apresenta as mais diversas colorações na fala. Portanto, o presente trabalho tem como foco o estudo da variação linguística em sala de aula, contribuindo para o ensino de língua portuguesa em diferentes situações de comunicação cotidiana. Para alcançar o objetivo proposto, serão utilizados os estudos de Cardoso & Mota (2006), Teyssier (1997), Mattos e Silva (1995), Bagno (1999, 2001, 2003 e 2007) e Bortoni-Ricardo (2004, 2005), entre outros autores realizam pesquisas referentes ao estudo da língua. Dessa forma, optou-se pela pesquisa exploratória, com ênfase quanti/qualitativa com abordagem bibliográfica e descritiva. A turma participante deste estudo são alunos do 8º ano de uma Escola Municipal de Zé Doca – MA. Com o foco no estudo da variação da língua, direcionamos nossas ações pedagógicas a investigar o léxico de cada aluno, sendo está uma fonte rica para entender a formação da identidade cultural de cada indivíduo. Assim, buscamos apresentar e refletir a norma culta oral e escrita para os alunos, como também, proporcionar reflexões acerca do preconceito linguístico no ambiente escolar. Os resultados apontam que o trabalho com a variação linguística pode ser uma estratégia pedagógica muito eficaz, como nos conhecimentos da própria língua materna e, principalmente no combate ao preconceito linguísticopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUEMApt_BR
dc.subjectPreconceito linguísticopt_BR
dc.subjectSociolinguísticapt_BR
dc.subjectDialetologiapt_BR
dc.subjectLinguistic prejudice-
dc.subjectSociolinguistics-
dc.subjectDialectology-
dc.titleVariação linguística em sala de aula: um estudo crítico-reflexivo no 8º ano de uma Escola Municipal de Zé Doca - MApt_BR
dc.title.alternativeLinguistic variation in the classroom: a critical-reflective study in the 8th year of a Municipal School in Zé Doca - MA-
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - Zé Doca - UEMA - Monografias

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