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https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1719
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Conceição, Ráyra da | - |
dc.contributor.author | Pereira, Rodrigo Ramalho Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-13T19:57:57Z | - |
dc.date.available | 2023-02-13T19:57:57Z | - |
dc.date.issued | 2023-01-16 | - |
dc.identifier.other | CDU: M 81’271.16:373.3(812.1) | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1719 | - |
dc.description | 75 f. TCC (Graduação em Letras) - Centro de Estudos Superiores de Zé Doca, Universidade Estadual do Maranhão,Zé Doca,2023. Orientadora: Profa. Dra. Claudiene Diniz da Silva | pt_BR |
dc.description.abstract | Sabe-se que a língua possui variações motivadas pelo seu lugar de uso. O Brasil, que tem proporções geográficas continentais, apresenta uma diversidade linguística que merece ser estudada. É no ambiente escolar que o uso da língua apresenta as mais diversas colorações na fala. Portanto, o presente trabalho tem como foco o estudo da variação linguística em sala de aula, contribuindo para o ensino de língua portuguesa em diferentes situações de comunicação cotidiana. Para alcançar o objetivo proposto, serão utilizados os estudos de Cardoso & Mota (2006), Teyssier (1997), Mattos e Silva (1995), Bagno (1999, 2001, 2003 e 2007) e Bortoni-Ricardo (2004, 2005), entre outros autores realizam pesquisas referentes ao estudo da língua. Dessa forma, optou-se pela pesquisa exploratória, com ênfase quanti/qualitativa com abordagem bibliográfica e descritiva. A turma participante deste estudo são alunos do 8º ano de uma Escola Municipal de Zé Doca – MA. Com o foco no estudo da variação da língua, direcionamos nossas ações pedagógicas a investigar o léxico de cada aluno, sendo está uma fonte rica para entender a formação da identidade cultural de cada indivíduo. Assim, buscamos apresentar e refletir a norma culta oral e escrita para os alunos, como também, proporcionar reflexões acerca do preconceito linguístico no ambiente escolar. Os resultados apontam que o trabalho com a variação linguística pode ser uma estratégia pedagógica muito eficaz, como nos conhecimentos da própria língua materna e, principalmente no combate ao preconceito linguístico | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | UEMA | pt_BR |
dc.subject | Preconceito linguístico | pt_BR |
dc.subject | Sociolinguística | pt_BR |
dc.subject | Dialetologia | pt_BR |
dc.subject | Linguistic prejudice | - |
dc.subject | Sociolinguistics | - |
dc.subject | Dialectology | - |
dc.title | Variação linguística em sala de aula: um estudo crítico-reflexivo no 8º ano de uma Escola Municipal de Zé Doca - MA | pt_BR |
dc.title.alternative | Linguistic variation in the classroom: a critical-reflective study in the 8th year of a Municipal School in Zé Doca - MA | - |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - Zé Doca - UEMA - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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