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Título: O preconceito linguístico e seu reconhecimento no ambiente escolar
Título(s) alternativo(s): Linguistic prejudice and its recognition in the school environment
Autor(es): Lopes, Edicelia da Conceição
Almeida, Jéssyca Batalha
Maciel, Joyce Batalha Almeida
Data do documento: 2023-01-16
Editor: UEMA
Resumo: O presente trabalho tem como objeto de pesquisa o preconceito linguístico. O objetivo geral é analisar como é trabalhado ou se está sendo abordado esse tema em sala de aula. Será explanado sobre a importância de trabalhar os assuntos relacionados ao preconceito linguístico nas escolas e reconhecer sua existência, além de entender os tipos de variações linguísticas. Tem-se como referência os teóricos que discutem a variação linguística, com enfoque em Costa (2012), Labov (2008) e Coelho (2010), e no que diz respeito ao preconceito linguístico, com suporte principal em Bagno (2007). A pesquisa é de cunho qualitativo e foi desenvolvida através de uma pesquisa de campo. A coleta dos dados foi realizada através de um questionário e o público-alvo designado para respondê-lo, foram os alunos da 3ª série do ensino médio. O locus da pesquisa foi a escola estadual Centro de Ensino Princesa Isabel – Anexo I, localizada no município de Araguanã - MA. Diante da discussão e análise dos dados, pode-se concluir que o resultado foi satisfatório, comprovando que realmente há uma falha no que diz respeito ao ensino do assunto em questão. Dessa forma, foi compreendida a importância de discernir e combater o preconceito linguístico no ambiente escolar
Resumo: El trabajo tiene como objeto de investigación el prejuicio lingüístico. El objetivo general es analizar cómo se trabaja este tema o si está abordando en la clase. Se explicará sobre la importancia de trabajar temas relacionados con el prejuicio lingüístico en las escuelas y reconocer su existencia, además de comprender los tipos de variaciones lingüísticas. Se hace referencia a los teóricos que discuten la variación lingüística, con concentración en Costa (2012), Labov (2008) y Coelho (2010), y en cuanto al prejuicio lingüístico, con apoyo principal en Bagno (2007). La investigación es de naturaleza cualitativa y se realizó a través de una investigación de campo. La recolección de datos se realizó a través de un cuestionario y el público objetivo designado para responderlo fueron los estudiantes de 3º de secundaria. El lugar de la investigación fue la escuela estatal Centro de Ensino Princesa Isabel – Anexo I, ubicada en el municipio de Araguanã – MA. En vista de la discusión y análisis de los datos, se puede concluir que el resultado fue satisfactorio, comprobándose que realmente existe una falla en cuanto a la enseñanza de la materia en cuestión. De esta manera, se entendió la importancia de discernir y luchar contra los prejuicios lingüísticos en el ámbito escolar
Palavras-chave: Preconceito linguístico
Variação linguística
Sala de aula
Linguistic prejudice
Linguistic variation
Classroom
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - Zé Doca - UEMA - Monografias

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