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Campo DCValorIdioma
dc.creatorLopes, Edicelia da Conceição-
dc.creatorAlmeida, Jéssyca Batalha-
dc.creatorMaciel, Joyce Batalha Almeida-
dc.date.accessioned2023-02-13T17:33:06Z-
dc.date.available2023-02-13T17:33:06Z-
dc.date.issued2023-01-16-
dc.identifier.citationLOPES, Edicelia da Conceição. O preconceito linguístico e seu reconhecimento no ambiente escolar. 2023. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) – Universidade Estadual do Maranhão, Centro de Estudos Superiores de Zé Doca - MA, 2023. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1716-
dc.identifier.otherCDU: M 81’271.16:373-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1716-
dc.description.abstractEl trabajo tiene como objeto de investigación el prejuicio lingüístico. El objetivo general es analizar cómo se trabaja este tema o si está abordando en la clase. Se explicará sobre la importancia de trabajar temas relacionados con el prejuicio lingüístico en las escuelas y reconocer su existencia, además de comprender los tipos de variaciones lingüísticas. Se hace referencia a los teóricos que discuten la variación lingüística, con concentración en Costa (2012), Labov (2008) y Coelho (2010), y en cuanto al prejuicio lingüístico, con apoyo principal en Bagno (2007). La investigación es de naturaleza cualitativa y se realizó a través de una investigación de campo. La recolección de datos se realizó a través de un cuestionario y el público objetivo designado para responderlo fueron los estudiantes de 3º de secundaria. El lugar de la investigación fue la escuela estatal Centro de Ensino Princesa Isabel – Anexo I, ubicada en el municipio de Araguanã – MA. En vista de la discusión y análisis de los datos, se puede concluir que el resultado fue satisfactorio, comprobándose que realmente existe una falla en cuanto a la enseñanza de la materia en cuestión. De esta manera, se entendió la importancia de discernir y luchar contra los prejuicios lingüísticos en el ámbito escolar-
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUEMApt_BR
dc.subjectPreconceito linguísticopt_BR
dc.subjectVariação linguísticapt_BR
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.subjectLinguistic prejudice-
dc.subjectLinguistic variation-
dc.subjectClassroom-
dc.titleO preconceito linguístico e seu reconhecimento no ambiente escolarpt_BR
dc.title.alternativeLinguistic prejudice and its recognition in the school environment-
dc.typeOtherpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objeto de pesquisa o preconceito linguístico. O objetivo geral é analisar como é trabalhado ou se está sendo abordado esse tema em sala de aula. Será explanado sobre a importância de trabalhar os assuntos relacionados ao preconceito linguístico nas escolas e reconhecer sua existência, além de entender os tipos de variações linguísticas. Tem-se como referência os teóricos que discutem a variação linguística, com enfoque em Costa (2012), Labov (2008) e Coelho (2010), e no que diz respeito ao preconceito linguístico, com suporte principal em Bagno (2007). A pesquisa é de cunho qualitativo e foi desenvolvida através de uma pesquisa de campo. A coleta dos dados foi realizada através de um questionário e o público-alvo designado para respondê-lo, foram os alunos da 3ª série do ensino médio. O locus da pesquisa foi a escola estadual Centro de Ensino Princesa Isabel – Anexo I, localizada no município de Araguanã - MA. Diante da discussão e análise dos dados, pode-se concluir que o resultado foi satisfatório, comprovando que realmente há uma falha no que diz respeito ao ensino do assunto em questão. Dessa forma, foi compreendida a importância de discernir e combater o preconceito linguístico no ambiente escolar-
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - Zé Doca - UEMA - Monografias

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