Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1716
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLopes, Edicelia da Conceição-
dc.contributor.authorAlmeida, Jéssyca Batalha-
dc.contributor.authorMaciel, Joyce Batalha Almeida-
dc.date.accessioned2023-02-13T17:33:06Z-
dc.date.available2023-02-13T17:33:06Z-
dc.date.issued2023-01-16-
dc.identifier.otherCDU: M 81’271.16:373-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1716-
dc.description49 f TCC (Graduação em Letras) - Centro de Estudos Superiores de Zé Doca, Universidade Estadual do Maranhão,Zé Doca,2023. Orientadora: Profa. Ma. Andreza Luana de Silva Barrospt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objeto de pesquisa o preconceito linguístico. O objetivo geral é analisar como é trabalhado ou se está sendo abordado esse tema em sala de aula. Será explanado sobre a importância de trabalhar os assuntos relacionados ao preconceito linguístico nas escolas e reconhecer sua existência, além de entender os tipos de variações linguísticas. Tem-se como referência os teóricos que discutem a variação linguística, com enfoque em Costa (2012), Labov (2008) e Coelho (2010), e no que diz respeito ao preconceito linguístico, com suporte principal em Bagno (2007). A pesquisa é de cunho qualitativo e foi desenvolvida através de uma pesquisa de campo. A coleta dos dados foi realizada através de um questionário e o público-alvo designado para respondê-lo, foram os alunos da 3ª série do ensino médio. O locus da pesquisa foi a escola estadual Centro de Ensino Princesa Isabel – Anexo I, localizada no município de Araguanã - MA. Diante da discussão e análise dos dados, pode-se concluir que o resultado foi satisfatório, comprovando que realmente há uma falha no que diz respeito ao ensino do assunto em questão. Dessa forma, foi compreendida a importância de discernir e combater o preconceito linguístico no ambiente escolarpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUEMApt_BR
dc.subjectPreconceito linguísticopt_BR
dc.subjectVariação linguísticapt_BR
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.subjectLinguistic prejudice-
dc.subjectLinguistic variation-
dc.subjectClassroom-
dc.titleO preconceito linguístico e seu reconhecimento no ambiente escolarpt_BR
dc.title.alternativeLinguistic prejudice and its recognition in the school environment-
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - Zé Doca - UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - EDICELIA; JÉSSICA E JOYCE_1 PDF-A.pdf1.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.