Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1707
Título: | Macrofungos: O uso de modelos didáticos para melhorar o processo ensino-aprendizagem |
Autor(es): | Garcia, Jonas Lima |
Palavras-chave: | Docência Micologia Modelos Didáticos |
Data do documento: | 16-Jan-2023 |
Editor: | UEMA |
Resumo: | A Micologia é a ciência que estuda os fungos, sendo o ensino do tema complexo e de difícil compreensão pela maioria dos estudantes, além do tema ser trabalhado nas escolas de ensino fundamental de forma tradicional e expositiva, tornando assim a aprendizagem parcial e desfavorecendo assim a efetiva construção do conhecimento. Nesse sentido, os recursos didáticos são instrumentos importantes para facilitar a aprendizagem dos discentes no conteúdo. Assim, a pesquisa teve como objetivo elaborar modelos didáticos de Macrofungos no ensino fundamental para uma melhor compreensão dos alunos a respeito do conteúdo. Já que o ensino do Reino Fungi, é um assunto de difícil compreensão e também pouco visto no ensino fundamental. Foi possível notar, que o ensino tradicional, ainda é muito frequente nas salas de aulas, apesar dos esforços dos professores para tornar as aulas mais interativas e que, mesmo com a falta de laboratório de ciência, e de materiais disponíveis, os mesmos tentam inovar em suas aulas, tornando assim as aulas mais dinâmicas e interativas. Levando em consideração que os modelos didáticos, são considerados atrativos e agradáveis e os alunos podem observar conteúdos que muitas vezes são abstratos, os modelos didáticos podem proporcionar uma melhor aprendizagem mais significativa e divertida, despertando assim um maior envolvimento pelo conteúdo e pela ciência. Existem inúmeras práticas metodológicas eficazes que podem ser utilizadas pelos professores em sala de aula, percebe-se ainda que as aulas de ciências quando ministradas teoricamente sem o auxílio de práticas metodológicas não favorece o interesse do aluno no conteúdo, a partir daí sente-se uma grande necessidade de introduzir os modelos didáticos e as aulas práticas na disciplina de ciências |
Descrição: | 51 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Centro de Estudos Superiores de Zé Doca, Universidade Estadual do Maranhão, Zé Doca,2023. Orientador (a): Professora Me. Regigláucia Rodrigues de Oliveira |
URI: | http://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1707 |
Aparece nas coleções: | MONOGRAFIAS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JONAS TCC_1 - PDF-A.pdf | 3.98 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.