Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1707
Título: Macrofungos: O uso de modelos didáticos para melhorar o processo ensino-aprendizagem
Autor(es): Garcia, Jonas Lima
Data do documento: 2023-01-16
Editor: UEMA
Resumo: A Micologia é a ciência que estuda os fungos, sendo o ensino do tema complexo e de difícil compreensão pela maioria dos estudantes, além do tema ser trabalhado nas escolas de ensino fundamental de forma tradicional e expositiva, tornando assim a aprendizagem parcial e desfavorecendo assim a efetiva construção do conhecimento. Nesse sentido, os recursos didáticos são instrumentos importantes para facilitar a aprendizagem dos discentes no conteúdo. Assim, a pesquisa teve como objetivo elaborar modelos didáticos de Macrofungos no ensino fundamental para uma melhor compreensão dos alunos a respeito do conteúdo. Já que o ensino do Reino Fungi, é um assunto de difícil compreensão e também pouco visto no ensino fundamental. Foi possível notar, que o ensino tradicional, ainda é muito frequente nas salas de aulas, apesar dos esforços dos professores para tornar as aulas mais interativas e que, mesmo com a falta de laboratório de ciência, e de materiais disponíveis, os mesmos tentam inovar em suas aulas, tornando assim as aulas mais dinâmicas e interativas. Levando em consideração que os modelos didáticos, são considerados atrativos e agradáveis e os alunos podem observar conteúdos que muitas vezes são abstratos, os modelos didáticos podem proporcionar uma melhor aprendizagem mais significativa e divertida, despertando assim um maior envolvimento pelo conteúdo e pela ciência. Existem inúmeras práticas metodológicas eficazes que podem ser utilizadas pelos professores em sala de aula, percebe-se ainda que as aulas de ciências quando ministradas teoricamente sem o auxílio de práticas metodológicas não favorece o interesse do aluno no conteúdo, a partir daí sente-se uma grande necessidade de introduzir os modelos didáticos e as aulas práticas na disciplina de ciências
Palavras-chave: Docência
Micologia
Modelos Didáticos
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - Zé Doca - UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JONAS TCC_1 - PDF-A.pdf3.98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.