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dc.contributor.authorGarcia, Jonas Lima-
dc.date.accessioned2023-02-03T17:01:16Z-
dc.date.available2023-02-03T17:01:16Z-
dc.date.issued2023-01-16-
dc.identifier.otherCDU: M 57:37.02-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1707-
dc.description51 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Centro de Estudos Superiores de Zé Doca, Universidade Estadual do Maranhão, Zé Doca,2023. Orientador (a): Professora Me. Regigláucia Rodrigues de Oliveirapt_BR
dc.description.abstractA Micologia é a ciência que estuda os fungos, sendo o ensino do tema complexo e de difícil compreensão pela maioria dos estudantes, além do tema ser trabalhado nas escolas de ensino fundamental de forma tradicional e expositiva, tornando assim a aprendizagem parcial e desfavorecendo assim a efetiva construção do conhecimento. Nesse sentido, os recursos didáticos são instrumentos importantes para facilitar a aprendizagem dos discentes no conteúdo. Assim, a pesquisa teve como objetivo elaborar modelos didáticos de Macrofungos no ensino fundamental para uma melhor compreensão dos alunos a respeito do conteúdo. Já que o ensino do Reino Fungi, é um assunto de difícil compreensão e também pouco visto no ensino fundamental. Foi possível notar, que o ensino tradicional, ainda é muito frequente nas salas de aulas, apesar dos esforços dos professores para tornar as aulas mais interativas e que, mesmo com a falta de laboratório de ciência, e de materiais disponíveis, os mesmos tentam inovar em suas aulas, tornando assim as aulas mais dinâmicas e interativas. Levando em consideração que os modelos didáticos, são considerados atrativos e agradáveis e os alunos podem observar conteúdos que muitas vezes são abstratos, os modelos didáticos podem proporcionar uma melhor aprendizagem mais significativa e divertida, despertando assim um maior envolvimento pelo conteúdo e pela ciência. Existem inúmeras práticas metodológicas eficazes que podem ser utilizadas pelos professores em sala de aula, percebe-se ainda que as aulas de ciências quando ministradas teoricamente sem o auxílio de práticas metodológicas não favorece o interesse do aluno no conteúdo, a partir daí sente-se uma grande necessidade de introduzir os modelos didáticos e as aulas práticas na disciplina de ciênciaspt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUEMApt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectMicologiapt_BR
dc.subjectModelos Didáticospt_BR
dc.titleMacrofungos: O uso de modelos didáticos para melhorar o processo ensino-aprendizagempt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - Zé Doca - UEMA - Monografias

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