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Título: Sistema digestório: uma proposta lúdica ao ensino de ciências no 6° A em uma escola pública da rede municipal de Zé Doca - MA
Autor(es): Artemisa, Silva Barbosa
Silva, Janaelle Silva e
Dias, Rayssa da Conceição
Data do documento: 2023-01-18
Editor: UEMA
Resumo: O ensino e a aprendizagem vão muito além do simples compartilhamento de conteúdo no cenário escolar. Ensinar e aprender a partir da ludicidade é um processo que requer pessoas habilitadas a sair da zona de conforto. Com isso, as atividades desenvolvidas neste trabalho tiveram como objetivo aprofundar estudos sobre o Sistema Digestório de uma forma lúdica no Ensino de Ciências, compreendendo assim o funcionamento do sistema digestório por meio da construção de modelos didáticos e, dessa forma, trazer benefícios para a saúde e aprendizado dos alunos. A proposta foi aplicada na Unidade Escolar Municipal José Miranda Braz, localizada na cidade de Zé Doca-MA, e a turma escolhida foi o 6° ano A do Ensino Fundamental com a totalidade de 30 alunos. Os recursos utilizados com os alunos da turma de Ciências juntamente com as discentes do Curso de Ciências Biológicas Licenciatura – CESZD foram imprescindíveis para enriquecer o conhecimento e, a partir da aplicação da proposta, foi possível observar como essas ferramentas são importantes e essenciais para promover um ensino de qualidade, onde as mesmas atendam às necessidades advindas ao longo do ensino aprendizagem dos alunos. Portanto, a construção de maquete, como recurso lúdico, contribuiu para a criação coletiva de questionamentos e interações entre esses alunos
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem
Sistema Digestório
Modelos didático
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - Zé Doca - UEMA - Monografias

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