Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1705
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Artemisa, Silva Barbosa | - |
dc.contributor.author | Silva, Janaelle Silva e | - |
dc.contributor.author | Dias, Rayssa da Conceição | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-02T20:09:52Z | - |
dc.date.available | 2023-02-02T20:09:52Z | - |
dc.date.issued | 2023-01-18 | - |
dc.identifier.other | CDU: M 376:373.3 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1705 | - |
dc.description | 55 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Centro de Estudos Superiores de Zé Doca,Universidade Estadual do Maranhão,Zé Doca,2023. Orientadora: Profa. Dra. Daniely Verônica Viana Cardoso | pt_BR |
dc.description.abstract | O ensino e a aprendizagem vão muito além do simples compartilhamento de conteúdo no cenário escolar. Ensinar e aprender a partir da ludicidade é um processo que requer pessoas habilitadas a sair da zona de conforto. Com isso, as atividades desenvolvidas neste trabalho tiveram como objetivo aprofundar estudos sobre o Sistema Digestório de uma forma lúdica no Ensino de Ciências, compreendendo assim o funcionamento do sistema digestório por meio da construção de modelos didáticos e, dessa forma, trazer benefícios para a saúde e aprendizado dos alunos. A proposta foi aplicada na Unidade Escolar Municipal José Miranda Braz, localizada na cidade de Zé Doca-MA, e a turma escolhida foi o 6° ano A do Ensino Fundamental com a totalidade de 30 alunos. Os recursos utilizados com os alunos da turma de Ciências juntamente com as discentes do Curso de Ciências Biológicas Licenciatura – CESZD foram imprescindíveis para enriquecer o conhecimento e, a partir da aplicação da proposta, foi possível observar como essas ferramentas são importantes e essenciais para promover um ensino de qualidade, onde as mesmas atendam às necessidades advindas ao longo do ensino aprendizagem dos alunos. Portanto, a construção de maquete, como recurso lúdico, contribuiu para a criação coletiva de questionamentos e interações entre esses alunos | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | UEMA | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Sistema Digestório | pt_BR |
dc.subject | Modelos didático | pt_BR |
dc.title | Sistema digestório: uma proposta lúdica ao ensino de ciências no 6° A em uma escola pública da rede municipal de Zé Doca - MA | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - Zé Doca - UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTEMISA JAMAELLE RAYSSA TCC_1 - PDF-A.pdf | 4.51 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.