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dc.contributor.authorDemétrio, Andréya Ingryd de Holanda Araujo Viana-
dc.date.accessioned2023-01-25T18:41:13Z-
dc.date.available2023-01-25T18:41:13Z-
dc.date.issued2018-04-04-
dc.identifier.otherCDU: D 93/94:[37.012:82-1/-9]-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1698-
dc.description129 f. Dissertação ( Mestrado em História, Ensino e Narrativas) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís,2018. Orientadora: Profa Dra. Helidacy Maria Muniz Corrêapt_BR
dc.description.abstractO ensino de história sofreu transformações significativas após as ideias da Escola dos Annales (início do século XX) ao difundiram a historiografia como fonte histórica. No Brasil, essas transformações ganharam robustês com o programa de políticas públicas implantado principalmente nos anos iniciais do século XXI que provocou, entre outras mudanças, uma valorização na formação docente e um processo ensino-aprendizagem com mais autonomia para o aluno. Como aliado desse processo: o discurso de interdisciplinaridade, as competências e habilidades consolidadas como proposta de rotina na sala de aula, a necessidade de uma formação docente que privilegie a autonomia do aluno. Nosso trabalho consiste em propor uma rotina pedagógica, a ser discutida e problematizada na formação continuada docente do inicio de ano letivo, nas escolas de ensino médio da Educação Básica, para o ensino de história através do estudo dos gêneros literários. Para esta proposta, observamos e analisamos os planejamentos colegiados no CEM Benedito Leite - São Luís/ MA, nos anos de 2014 a 2016, aplicamos questionários - entre os docentes - para sondagem de como as políticas educacionais destinadas ao ensino médio, a formação de professores, o ensino de história e as novas metodologias eram recepcionados e, elaboramos um projeto didático para formação continuada docente, das áreas de Linguagens e Ciências Humanas, de Ensino Médio, onde utilizamos a concepção de gêneros textuais propostos por Bakhtin, privilegiando os gêneros literários nas estratégias didáticaspt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUEMApt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectGêneros Textuaispt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.titleUma proposta pedagógica para a formação continuada de docentes do ensino médio: os gêneros literários nas aulas de Históriapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em História - CECEN - Dissertações 

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