Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1698
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Demétrio, Andréya Ingryd de Holanda Araujo Viana | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-25T18:41:13Z | - |
dc.date.available | 2023-01-25T18:41:13Z | - |
dc.date.issued | 2018-04-04 | - |
dc.identifier.other | CDU: D 93/94:[37.012:82-1/-9] | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1698 | - |
dc.description | 129 f. Dissertação ( Mestrado em História, Ensino e Narrativas) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís,2018. Orientadora: Profa Dra. Helidacy Maria Muniz Corrêa | pt_BR |
dc.description.abstract | O ensino de história sofreu transformações significativas após as ideias da Escola dos Annales (início do século XX) ao difundiram a historiografia como fonte histórica. No Brasil, essas transformações ganharam robustês com o programa de políticas públicas implantado principalmente nos anos iniciais do século XXI que provocou, entre outras mudanças, uma valorização na formação docente e um processo ensino-aprendizagem com mais autonomia para o aluno. Como aliado desse processo: o discurso de interdisciplinaridade, as competências e habilidades consolidadas como proposta de rotina na sala de aula, a necessidade de uma formação docente que privilegie a autonomia do aluno. Nosso trabalho consiste em propor uma rotina pedagógica, a ser discutida e problematizada na formação continuada docente do inicio de ano letivo, nas escolas de ensino médio da Educação Básica, para o ensino de história através do estudo dos gêneros literários. Para esta proposta, observamos e analisamos os planejamentos colegiados no CEM Benedito Leite - São Luís/ MA, nos anos de 2014 a 2016, aplicamos questionários - entre os docentes - para sondagem de como as políticas educacionais destinadas ao ensino médio, a formação de professores, o ensino de história e as novas metodologias eram recepcionados e, elaboramos um projeto didático para formação continuada docente, das áreas de Linguagens e Ciências Humanas, de Ensino Médio, onde utilizamos a concepção de gêneros textuais propostos por Bakhtin, privilegiando os gêneros literários nas estratégias didáticas | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | UEMA | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Gêneros Textuais | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.title | Uma proposta pedagógica para a formação continuada de docentes do ensino médio: os gêneros literários nas aulas de História | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado em História - CECEN - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ANDRÉYA INGRYD DE HOLANDA ARAÚJO VIANA DEMÉTRIO.pdf | 18.63 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.