Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1697
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Araujo, Gustavo Barra de | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-24T20:09:51Z | - |
dc.date.available | 2023-01-24T20:09:51Z | - |
dc.date.issued | 2019-04-25 | - |
dc.identifier.other | CDU: D 93/94:37.013 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1697 | - |
dc.description | 159 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís,2019. Orientador: Profa. Drª. Sandra Regina Rodrigues dos Santos | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho foi realizado com o objetivo de se compreender como vem sendo desenvolvido o estágio na formação inicial de professores(as) de História oferecida pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), no campus São Luís. Através de análise de documentos legais referentes a atuação do estágio nesse curso, assim como documentos oficiais da instituição e do curso que regem o seu funcionamento, possibilitou o processo de interpretação e reflexão do posicionamento dos(as) egressos(as) ainda enquanto estagiários(as) dessa instituição através de dezenove Relatórios de estágios realizados entre os anos de 2011 a 2015 no Ensino Médio. Por outro lado, aplicamos questionários e realizamos entrevistas, para análise dos posicionamentos sobre a influência desse Estágio para atuação profissional. O processo de análise de toda documentação e a importância das Práticas Curriculares para o desenvolvimento do Estágio Curricular Obrigatório e as diferenças que elas podem provocar na formação inicial dos(as) envolvidos(as). Diante dessa constatação, ressaltasse a necessidade do(da) estudante desenvolver as Práticas Curriculares durante todo o percurso do curso para prepará-los melhor para o Estágio. Ademais, propõe-se a efetivação do Estágio como disciplina possibilitadora da pesquisa, e, para tanto, laborou-se um manual para orientar na elaboração do Relatório de Estágio na interface Estágio-pesquisa. E este material pode ser considerado também como guia para efetivação do estágio, pois procura direcionar o olhar do(a) estagiário(a) para as características a serem observadas e analisadas em cada etapa desenvolvida | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | UEMA | pt_BR |
dc.subject | Ensino - História | pt_BR |
dc.subject | Formação inicial | pt_BR |
dc.subject | Estágio - Pesquisa | pt_BR |
dc.subject | Professor-pesquisador | pt_BR |
dc.title | A Formação dos Professores de História na Universidade Estadual do Maranhão: proposições sobre o papel da disciplina estágio para formação de professor-pesquisador | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado em História - CECEN - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Texto-Dissertativo-Gustavo-Barra.pdf | 1.16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.