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dc.contributor.authorAraujo, Gustavo Barra de-
dc.date.accessioned2023-01-24T20:09:51Z-
dc.date.available2023-01-24T20:09:51Z-
dc.date.issued2019-04-25-
dc.identifier.otherCDU: D 93/94:37.013-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1697-
dc.description159 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís,2019. Orientador: Profa. Drª. Sandra Regina Rodrigues dos Santospt_BR
dc.description.abstractEste trabalho foi realizado com o objetivo de se compreender como vem sendo desenvolvido o estágio na formação inicial de professores(as) de História oferecida pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), no campus São Luís. Através de análise de documentos legais referentes a atuação do estágio nesse curso, assim como documentos oficiais da instituição e do curso que regem o seu funcionamento, possibilitou o processo de interpretação e reflexão do posicionamento dos(as) egressos(as) ainda enquanto estagiários(as) dessa instituição através de dezenove Relatórios de estágios realizados entre os anos de 2011 a 2015 no Ensino Médio. Por outro lado, aplicamos questionários e realizamos entrevistas, para análise dos posicionamentos sobre a influência desse Estágio para atuação profissional. O processo de análise de toda documentação e a importância das Práticas Curriculares para o desenvolvimento do Estágio Curricular Obrigatório e as diferenças que elas podem provocar na formação inicial dos(as) envolvidos(as). Diante dessa constatação, ressaltasse a necessidade do(da) estudante desenvolver as Práticas Curriculares durante todo o percurso do curso para prepará-los melhor para o Estágio. Ademais, propõe-se a efetivação do Estágio como disciplina possibilitadora da pesquisa, e, para tanto, laborou-se um manual para orientar na elaboração do Relatório de Estágio na interface Estágio-pesquisa. E este material pode ser considerado também como guia para efetivação do estágio, pois procura direcionar o olhar do(a) estagiário(a) para as características a serem observadas e analisadas em cada etapa desenvolvidapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUEMApt_BR
dc.subjectEnsino - Históriapt_BR
dc.subjectFormação inicialpt_BR
dc.subjectEstágio - Pesquisapt_BR
dc.subjectProfessor-pesquisadorpt_BR
dc.titleA Formação dos Professores de História na Universidade Estadual do Maranhão: proposições sobre o papel da disciplina estágio para formação de professor-pesquisadorpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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