Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1692
Título: Condicionantes dos processos erosivos na área urbana de Buriticupu – MA: o caso da voçoroca do bairro Santos Dumont
Autor(es): Campos, Augusto Antonio Carvalho
Data do documento: 2019
Editor: UEMA
Resumo: Uma das problemáticas mais significativas na atualidade relacionada aos solos é a erosão. Este fenômeno apesar do seu caráter natural tem sido intensificado consideravelmente por diversas atividades humanas irregulares, sobretudo nos espaços urbanos. No município de Buriticupu, situado na mesorregião Oeste do estado do Maranhão, observa-se principalmente nas últimas décadas, a presença e o agravamento dos processos erosivos. A pesquisa objetivou analisar os condicionantes dos processos erosivos, mais especificamente da voçoroca situada no Bairro Santos Dumont, periferia da cidade. Também teve por objetivo caracterizar os solos degradados por erosão e relacionar os elementos naturais às ações antrópicas enquanto condicionantes do voçorocamento. Como procedimentos metodológicos, adotou-se as etapas de pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo, análises laboratoriais e interpretação dos dados. Os condicionantes naturais considerados foram: a geologia, os solos, o clima e o relevo. Já os antrópicos foram: o processo de expansão da área urbana do município, o tipo de infraestrutura (arruamentos, drenagem e residências) e as atividades econômicas causadoras de degradação do meio. A área de estudo apresenta relevo irregular com vertentes com alta declividade; clima marcado elevada pluviosidade, concentrada nos primeiros meses do ano; solos com deficiências nutricionais, com textura arenosa-siltosa e baixa estruturação e geologia sedimentar formada por rochas pouco consolidadas. Tais condições ambientais geram uma elevada suscetibilidade da cobertura pedológica aos processos erosivos. Além disto, há um significativo incremento causado por ocupações urbanas mal planejadas com fortes deficiências de infraestrutura e por atividades econômicas inadequadas e degradantes, como a pecuária extensiva e o extrativismo (mineral e vegetal). Todos estes elementos integrados configuram-se como condicionantes dos processos erosivos por voçorocamento na área de estudo.
Palavras-chave: Erosão
Voçoroca
Buriticupu
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia,Natureza e Dinâmica do Espaço - CECEN - Dissertações 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AUGUSTO_CAMPOS-DISSERTAÇÃO.pdf5.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.