Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1661
Título: Memória e infância em Os da minha rua, de Ondjaki
Autor(es): Silva, Claudianny Maria Galvão Melo e
Data do documento: 2020-08-07
Editor: UEMA
Resumo: A pesquisa intitulada “Memória e infância em Os da minha rua” propõe analisar acerca da obra do escritor angolano Ondjaki e perceber de que maneira a memória se apresenta como elemento na constituição da evocação da infância pelos recortes memorialísticos. A literatura angolana consolida-se sob a influência da resistência e da luta pela independência de Angola, assim como as relações dessa escrita com a literatura do país, esta que é um instrumento de luta, de resistência e traz à baila temas que versam sobre infância, guerras, histórias de lutas e memórias de um povo. A pesquisa gira em torno das lembranças do personagem principal, que relembra anedotas e pequenas histórias de sua vida numa rua em Luanda. O estudo objetiva fazer uma análise sobre a presença da memória na obra, na qual se buscará a relevância no processo de ressignificação do passado e perceber a evocação dessa reminiscência por meio do discurso do narrador-personagem Ndalu, que recorda as lembranças da vida de criança. Ondjaki (2007) se utiliza das estratégias da narrativa literária para evocar tal recordação e, assim, compartilhar com seu povo a cultura. A pesquisa é de cunho bibliográfico e crítico literário, em que se busca compreender como a memória atua no processo de rememoração da infância nos contos Os quedes vermelhos da Tchi, O portão da casa da tia Rosa, Palavras para o velho Abacateiro, O voo do Jika, Os óculos da Charlita, A professora Genoveva esteve a cá, O homem mais magro de Luanda, O último carnaval da vitória, No galinheiro, no devagar no tempo, presentes na obra Os da minha rua (2007), bem como fazer seu uso para revelar os problemas enfrentados pela Angola no pós-independência. Para entender a importância do conteúdo da infância e da memória na literatura de Angola, a produção valerá da fundamentação de alguns teóricos. Adotaremos em nossa discussão as ideias de Ariès (2012), Bachelard (2005), Bosi (2003), Chaves (2005, 2007), Ervedosa (s/d), Halbwachs (1990), Kohan (2003), Le Goff (2003), Margarido (1980), Mata (2012), Postman (1999), Ramos (2007), Trigo (1985), Walter (2009), entre outros. A relevância deste trabalho dá-se, principalmente, pela possibilidade de esclarecer sobre a importância da memória na ressignificação das nossas vivências e valores culturais sobre a Angola no pós-independência
Palavras-chave: Infância
Memória
Literatura Angolana
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras - CECEN - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACÃO CLAUDIANNY MARIA GALVÃO_1 - PDF-A.pdf825.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.