Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1647
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima Júnior, Emanuel Gilvan Souza-
dc.date.accessioned2022-12-19T16:41:15Z-
dc.date.available2022-12-19T16:41:15Z-
dc.date.issued2020-08-25-
dc.identifier.otherCDU: D 004.6-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1647-
dc.description66 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Computação e Sistemas) - Universidade Estadual do Maranhão,São Luís,2020.Orientador: Prof. Me. Antonio Fernando Lavareda Jacob Junior. Coorientador: Prof. Dr. Fábio Manoel França Lobato.pt_BR
dc.description.abstractA crescente quantidade de usuários ativos na internet e em redes sociais acompanha um grande número de dados, sendo gerados a cada segundo. Esse fato pode ocasionar um problema para as empresas, uma vez que os consumidores estão buscando os recursos de mídias sociais para expor os seus problemas com fornecedores de produtos e/ou serviços. Tal contexto beneficiou o crescimento da utilização de plataformas de registro de reclamações e resolução de conflitos, tais como o Consumidor.gov.br e ReclameAQUI. Nota-se, porém, a ausência de uma ferramenta computacional que ofereça suporte às organizações no manejo e integração dos dados disponibilizados por diferentes plataformas de registro de reclamações e resolução de conflitos. Neste contexto, este trabalho propõe o desenvolvimento de um sistema computacional para extração, fusão e análise dos dados contidos nas plataformas supracitadas, a fim de obter conhecimento a ser utilizado no suporte à gerência destas organizações. Nos resultados obtidos deste trabalho encontra-se um dashboard para visualização gráfica dos dados obtidos nas análises de sentimentos, de distribuições quantitativas, temporais e geográficas, modelagem de tópicos e nuvem de palavras. O sistema computacional ainda permite a exportação de todos os dados coletados por um usuário.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUEMApt_BR
dc.subjectWeb Scrapingpt_BR
dc.subjectMineração de textopt_BR
dc.subjectGerenciamento de reclamaçõespt_BR
dc.titleUma solução para fusão de dados em plataformas de resolução de conflitospt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Engenharia da Computação e Sistemas - CCT - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_emanuel_final_2020.pdf2.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.