Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1647
Título: Uma solução para fusão de dados em plataformas de resolução de conflitos
Autor(es): Lima Júnior, Emanuel Gilvan Souza
Data do documento: 2020-08-25
Editor: UEMA
Resumo: A crescente quantidade de usuários ativos na internet e em redes sociais acompanha um grande número de dados, sendo gerados a cada segundo. Esse fato pode ocasionar um problema para as empresas, uma vez que os consumidores estão buscando os recursos de mídias sociais para expor os seus problemas com fornecedores de produtos e/ou serviços. Tal contexto beneficiou o crescimento da utilização de plataformas de registro de reclamações e resolução de conflitos, tais como o Consumidor.gov.br e ReclameAQUI. Nota-se, porém, a ausência de uma ferramenta computacional que ofereça suporte às organizações no manejo e integração dos dados disponibilizados por diferentes plataformas de registro de reclamações e resolução de conflitos. Neste contexto, este trabalho propõe o desenvolvimento de um sistema computacional para extração, fusão e análise dos dados contidos nas plataformas supracitadas, a fim de obter conhecimento a ser utilizado no suporte à gerência destas organizações. Nos resultados obtidos deste trabalho encontra-se um dashboard para visualização gráfica dos dados obtidos nas análises de sentimentos, de distribuições quantitativas, temporais e geográficas, modelagem de tópicos e nuvem de palavras. O sistema computacional ainda permite a exportação de todos os dados coletados por um usuário.
Palavras-chave: Web Scraping
Mineração de texto
Gerenciamento de reclamações
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Engenharia da Computação e Sistemas - CCT - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_emanuel_final_2020.pdf2.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.