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dc.contributor.authorPassos, Emanuelle Cardoso; Silva, Karlene Farias; Silva, Luana Diniz da-
dc.date.accessioned2022-11-22T19:25:20Z-
dc.date.available2022-11-22T19:25:20Z-
dc.date.issued2022-08-10-
dc.identifier.otherCDU: M 51:376-056.263-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1632-
dc.description85 f. Monografia (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual do Maranhão,São Luís,2022. Orientadora: Profa. Ma. Sílvia Cleide Piquiá dos Santos.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho surgiu a partir da necessidade de aproximar o aluno surdo no processo de ensino-aprendizagem com a disciplina de matemática. Nessa perspectiva, trabalho foi planejado com o propósito de promover o ensino de triângulos para surdos de forma mais atrativa, usando como metodologia educacional um jogo online. Para isso, escolhemos desenvolver três sequências didáticas sobre o conteúdo de triângulos, utilizando o tangram e jogos on-line como tecnologia assistiva (TA). O tangram é um quebra-cabeça chinês, um jogo onde tem por composição sete peças, que por sua vez são formas geométricas distintas, que auxilia os alunos a aprenderem de forma prazerosa e criativa. Analisamos também o panorama da educação inclusiva e bilíngue no Brasil para adequar as estratégias a visualidade cultural das pessoas com surdez. A pesquisa foi bibliográfica da qual apresentamos uma proposta pedagógica para alunos surdos do ensino fundamental, que poderá ser aplicada tanto numa escola bilíngue quanto numa escola inclusiva. A proposta contém uma oficina de Tangram com uso de sequências didáticas abordando as formas geométricas, conceito, classificação e semelhança de triângulos, tudo baseado na aplicação do tangram com o uso de TA. Os jogos on-line foram usados como tecnologia assistiva com a finalidade de alcançar bons resultados não só para alunos surdos, mas também para as dificuldades em aprender temas específicos da matemática. O trabalho é fundamentado nos autores: (CAMPELO e REZENDE, 2014); (CAPOVILLA, 2000); (GIOVANNI e CASTRUCCI, 2018); (LOPES e VEIGA-NETO, 2011) e (LUCAS, 2010).pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUEMApt_BR
dc.subjectTecnologia assistivapt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEducação de surdospt_BR
dc.subjectTangrampt_BR
dc.titleTecnologia assisitiva para ensino de matemática para surdos: o uso de Tangram como ferramenta didáticapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Matemática - CECEN - UEMA - Monografias 

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