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dc.contributor.authorSilva, Marcos Tadeu Nascimento da-
dc.date.accessioned2022-11-04T16:57:06Z-
dc.date.available2022-11-04T16:57:06Z-
dc.date.issued2021-07-16-
dc.identifier.otherCDU: D 37:902(812.1)-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1588-
dc.description105 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual do Maranhão,São Luís,2021. Orientadora: Profa. Dra. Ana Livia Bonfim Vieira. (Acompanha documento adicional disponível em: https://youtu.be/Dgu5scDsO8A)pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho aborda a educação patrimonial sob a perspectiva do patrimônio arqueológico no ensino da História Antiga de Upaon-Açú (São Luís/MA) e da floresta tropical Amazônica. Destaca a educação patrimonial como uma importante ferramenta para dos professores de história na organização do ensino partindo do contexto local, desenvolvendo habilidades cognitivas. Descreve determinados aspectos dos estudos sobre a etnohistória dos povos indígenas originários da América e sua longa duração. Aponta a arqueografia como mecanismo pedagógico que viabiliza conhecer a etnohistória antiga de São Luís-ma, visto que possibilitou identificar distintos horizontes culturais que ocuparam a Ilha de São Luís, desde 6.600 anos antes do presente até o período de contato com os europeus, no início do século XVII. Apresenta o produto educacional em forma de vídeo oficina entitulada “Ritmos da História Antiga de Upaon Açu”, proposta de ensino de história decolonial em relação ao etnocentrismo, a construção das desigualdades e a ausência de protagonismo de agentes que geralmente são excluídos/as das narrativas históricas ou inseridos/as na concepção preconceituosa de “pré-história” e portanto “pré-humanidades”. Conclui que a socialização de um conhecimento histórico amplo pode contribuir para a luta humanista contra as desigualdades sociais, o racismo, o machismo e o etnocentrismo no contexto educacional brasileiro.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUEMApt_BR
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectArqueologiapt_BR
dc.subjectEducação patrimonialpt_BR
dc.titleEducação patrimonial: Arqueologia no ensino da História Antiga de Upaon Açú (São Luís – MA)pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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