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https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1588
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silva, Marcos Tadeu Nascimento da | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-04T16:57:06Z | - |
dc.date.available | 2022-11-04T16:57:06Z | - |
dc.date.issued | 2021-07-16 | - |
dc.identifier.citation | SOBRENOME, Nome do autor. Título da dissertação. 20XX. XXf. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História) - Centro de Educação, ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 20XX. Disponível em: | - |
dc.identifier.other | CDU: D 37:902(812.1) | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1588 | - |
dc.description | 105 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual do Maranhão,São Luís,2021. Orientadora: Profa. Dra. Ana Livia Bonfim Vieira. (Acompanha documento adicional disponível em: https://youtu.be/Dgu5scDsO8A) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | UEMA | pt_BR |
dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
dc.subject | Arqueologia | pt_BR |
dc.subject | Educação patrimonial | pt_BR |
dc.title | Educação patrimonial: Arqueologia no ensino da História Antiga de Upaon Açú (São Luís – MA) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho aborda a educação patrimonial sob a perspectiva do patrimônio arqueológico no ensino da História Antiga de Upaon-Açú (São Luís/MA) e da floresta tropical Amazônica. Destaca a educação patrimonial como uma importante ferramenta para dos professores de história na organização do ensino partindo do contexto local, desenvolvendo habilidades cognitivas. Descreve determinados aspectos dos estudos sobre a etnohistória dos povos indígenas originários da América e sua longa duração. Aponta a arqueografia como mecanismo pedagógico que viabiliza conhecer a etnohistória antiga de São Luís-ma, visto que possibilitou identificar distintos horizontes culturais que ocuparam a Ilha de São Luís, desde 6.600 anos antes do presente até o período de contato com os europeus, no início do século XVII. Apresenta o produto educacional em forma de vídeo oficina entitulada “Ritmos da História Antiga de Upaon Açu”, proposta de ensino de história decolonial em relação ao etnocentrismo, a construção das desigualdades e a ausência de protagonismo de agentes que geralmente são excluídos/as das narrativas históricas ou inseridos/as na concepção preconceituosa de “pré-história” e portanto “pré-humanidades”. Conclui que a socialização de um conhecimento histórico amplo pode contribuir para a luta humanista contra as desigualdades sociais, o racismo, o machismo e o etnocentrismo no contexto educacional brasileiro. | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECEN | pt_BR |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE POS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA - PPGHIST | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em História - CECEN - Dissertações |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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