Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1584
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCampos, Jane de Sousa-
dc.date.accessioned2022-11-03T18:29:54Z-
dc.date.available2022-11-03T18:29:54Z-
dc.date.issued2020-06-30-
dc.identifier.otherCDU: 94[37:028(084.1)]-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1584-
dc.description160 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Estadual do Maranhão,São Luís,2020. Orientador: Prof. Dr. Yuri Michael Pereira Costapt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa visou a reflexão acerca da importância da leitura das fontes iconográficas e/ou imagens visuais inseridas nos livros didáticos de História. Este estudo teve como objetivo geral compreender como a prática de leitura das imagens visuais tem sido abordada pelos professores de História. São perguntas centrais aos problemas: podemos afirmar que o uso de imagens visuais, enquanto meio de ensino disponíveis nos livros didáticos de História, tem sido incorporado à prática pedagógica do professor em sala de aula? O que fazer para saber trabalhar com esse vasto campo da iconografia? Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa de campo de natureza descritiva com abordagem quali-quantitativa, cujos instrumentos de coleta de dados foram observação direta não participante, questionários (professores e alunos), análise documental (dois livros didáticos) e entrevistas semiestruturadas (professores), aplicados no 1o ano do Ensino Médio nas escolas públicas de São Luís – MA, a saber: Centro de Ensino Paulo VI e Colégio Universitário – COLUN, tidas como escolas de aplicação (CAPs) das Universidades Estadual e Federal do Maranhão, respectivamente. Sob esse fundamento, a pesquisa teve como objetivos específicos relatar a abordagem dos livros didáticos e a percepção dos alunos acerca da utilização de imagens visuais como recurso pedagógico para o ensino de História; descrever como se dá o processo ensino-aprendizagem na escola por meio do uso dessas fontes; verificar junto aos professores se há investimentos na construção da competência para utilização dos recursos iconográficos. Neste sentido, ao conhecer as possíveis dificuldades e os desafios encontrados por parte dos professores na abordagem das imagens visuais em sala de aula, desenvolvemos como produto pedagógico um Caderno Temático intitulado Lendo Imagens na Sala de Aula, voltado para o apoio a professores com proposta de fomentar sua prática pedagógica quanto ao uso desse recurso visual. Ressaltamos que a intenção da pesquisa foi produzir nos docentes uma percepção e postura plural e interativa em sua práxis, que levem os seus alunos reconhecer o lugar das imagens visuais como evidência históricapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUEMApt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectFontes Iconográficas - Imagem visualpt_BR
dc.subjectLeitura de imagempt_BR
dc.titleEnsino de História por meio de iconografias: estratégias didáticas para sua utilizaçãopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em História - CECEN - Dissertações 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO - JANE DE SOUSA CAMPOS - PDF A_1.pdf82.96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PRODUTO - DISSERTAÇÃO - JANE DE SOUSA CAMPOS_PDF A_1.pdf15.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.