Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1583
Título: Formação continuada dos professores de história do ensino fundamental em Arari-MA
Autor(es): Gusmão, Terezinha Maria Bogéa
Data do documento: 2021-07-27
Editor: UEMA
Resumo: Esta pesquisa versa sobre a formação continuada dos professores de História, apreendida a partir de um recorte profissional e espacial específicos: o Ensino Fundamental Anos Finais, no município de Arari, Maranhão. Para tanto, orienta-se a partir de quatro pontos de reflexão: 1) A formação continuada recebida pelos professores de História do ensino fundamental de Arari atende às suas reais necessidades? 2) Como reagem os professores de História de Arari mediante a necessidade do uso da tecnologia na sua prática docente? 3) Quais as condições sociais, psicológicas e materiais desses professores? 4) Que produto educacional poderia auxiliar o professor do ensino fundamental de Arari a ter uma formação continuada de modo a melhor viabilizar um processo formativo, que também agregasse novas tecnologias? Como percurso, explora inicialmente a formação continuada em História, a legislação da educação básica e o debate historiográfico sobre o tema; em seguida, propõe uma cartografia do universo de professores que compuseram a pesquisa, sob aspectos diversos; por fim, propõe como produto educacional um site intitulado FormAçãoHist, com a pretensão de contribuir no processo da formação contínua desse docente.
Palavras-chave: Ensino de história
Formação continuada
Arari
Maranhão
Aparece nas coleções:Mestrado em História - CECEN - Dissertações 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Terezinha.pdf2.96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.