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dc.contributor.authorSousa, Nácia Lopes Nolêto-
dc.date.accessioned2022-11-03T17:19:07Z-
dc.date.available2022-11-03T17:19:07Z-
dc.date.issued2020-06-11-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1582-
dc.description121 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual do Maranhão,São Luís,2020. Orientador: Prof. Dr. José Henrique de Paula Borralho. (Acompanha documento adicional).pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho buscou estabelecer um diálogo entre a História e a Literatura no ensino da História na Educação Básica (Nível Médio). Delimitamos para esta pesquisa a História do Maranhão do século XIX e a obra Noite Sobre Alcântara de Josué Montello. Por meio desta interdisciplinaridade, traçamos uma interlocução que nos propiciou perceber que a Literatura enquanto arte nos permite diminuir distâncias entre realidades, entre tempos, dialogando com os sentimentos de uma época, enriquecendo e ampliando o leque de percepções em seus imaginários sociais. Em uma prática interdisciplinar, o ensino de História do Maranhão é enriquecido com alegorias e metáforas que são próprias da linguagem literária, mas que muito contribuem para o enriquecimento do ensino de História na sala de aula. Nesta perspectiva, para fundamentar nosso trabalho, traçamos uma discussão em torno da relação histórica que se constitui entre a História e a Literatura e algumas possibilidades de relacionamento entre estas disciplinas considerando para tanto, o movimento que a Teoria Literária e a Teoria da História vêm vivenciando desde o século XX até os dias atuais a partir de autores que mais recentemente têm debatido sobre esta temática, tais como Benjamin, Chartier, Certeau, Ricoeur, White, Compagnon, Williams, Koselleck, dentre outros. Também é dada atenção ao momento histórico e literário, tanto maranhense, quanto o brasileiro, em que Josué Montello amadurece enquanto escritor, assim como ao que esteve inserido na segunda metade do século XX, quando escreve a obra Noite Sobre Alcântara e tece grande parte de sua produção, com o objetivo de compreender a obra romanesca Montelliana em seu conjunto, nos possibilitando enxergá-la sob vários ângulos e compreender os discursos e visões então constituídas. A partir desses referenciais, buscamos perceber como o cotidiano da cidade de Alcântara se configura no romance de Montello, buscando relacioná-lo com a História do Maranhão no século XIX e pensando possibilidades de dialogar com a Noite Sobre Alcântara construindo possibilidades de uma prática de ensino interdisciplinar. Para tanto, pensamos nesta interlocução do romance com o tema transversal Educação Patrimonial, em que procuramos valorizar os patrimônios guardados e imortalizados na obra. Desenvolvendo a interlocução entre a História, a Literatura e o Ensino História construíram um diálogo entre os aspectos culturais e as sociabilidades então presentes neste romance com a História do Maranhão no século XIX, compreendendo a dilatação do território do historiador a partir da perspectiva da Nova História Cultural.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUEMApt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectNoite Sobre Alcântarapt_BR
dc.subjectMaranhãopt_BR
dc.titleO Ensino de História em Diálogo com a Literatura de Josué Montello: a interlocução com a obra Noite Sobre Alcântara na Educação Básicapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
dc.identifier.cduD 93/94:(812.1)-
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