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https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1575
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Prazeres, Luís Flávio Santos | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-28T16:52:16Z | - |
dc.date.available | 2022-10-28T16:52:16Z | - |
dc.date.issued | 2020-07-28 | - |
dc.identifier.other | CDU: D 322:37.014.52(091)(81) | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1575 | - |
dc.description | 93 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual do Maranhão,São Luís,2020. Orientador: Prof. Dr. Wheriston Silva Neris. (Acompanha documento adicional). | pt_BR |
dc.description.abstract | A tentativa de debater a laicidade no campo educacional do Brasil, levou a pensar nas disputas travadas por agentes do campo religioso para conquistar cada vez mais espaços no ambiente escolar. Esse embate não é recente, ocorre desde o período colonial e vem se perpetuando até os dias atuais como um “cabo de guerra” entre os defensores do regime laico, de um lado, e dos defensores do confessionalismo religioso, principalmente católico, do outro. Portanto, pensando na concretização de um Estado laico e em uma educação que proporcione um sentimento de pertencimento social, fundamentado nos princípios legais da Constituição de 1988, do Art. 33 da LDB 9.394/96, e sua nova redação Lei 9475/97, é que nesta pesquisa pretende-se refletir sobre um ensino de História que contemple a História das Religiões, de acordo com a perspectiva de Mircea Eliade, portanto, um ensino laico e não doutrinário. Discutindo também os conceitos de memória, história e identidade nas disputas entre os campos, principalmente, educacional e religioso, pois são categorias que envolvem uma luta propriamente simbólica, segundo Bourdieu. Assim, busca-se analisar como a memória e a história se relacionam com os sistemas simbólicos como instrumentos de legitimação da dominação através da consolidação de uma identidade que se deseja como nacional. E, por fim, elaborar uma proposta de intervenção através da elaboração de um manual com orientações teórico-metodológicas e sequências didáticas, que estimule as práticas de ensino para uma perspectiva laica. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | UEMA | pt_BR |
dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
dc.subject | Laicidade | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.title | Laicidade e história das religiões: uma abordagem histórica do ensino religioso aplicado na UEB Luís Viana | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado em História - CECEN - Dissertações |
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