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dc.contributor.authorRamos, Samara de Almeida-
dc.date.accessioned2022-10-27T19:22:30Z-
dc.date.available2022-10-27T19:22:30Z-
dc.date.issued2020-06-22-
dc.identifier.otherCDU: D 93/94: 94 (812.1)-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1573-
dc.description136 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual do Maranhão,São Luís,2020. Orientador: Prof. Dr. Alan Kardec Pachêco Filho. (Acompanha documento adicional).pt_BR
dc.description.abstractA história local se caracteriza como uma abordagem essencial para o ensino, pois permite para os alunos o desenvolvimento de identidades locais e “Consciência histórica” crítica, dessa maneira este trabalho possui como objetivo geral um estudo das principais produções literárias e historiográficas sobre o sertão maranhense e do mesmo modo abordar sobre a necessidade de inserção dessa referida abordagem na educação básica, a partir da produção de um material paradidático intitulado “Pelas trilhas do sertão maranhense”. Assim, trabalhamos com a história local, e o recorte espacial é a região sul do estado do Maranhão. As fontes históricas usadas para o embasamento da dissertação e do paradidático foram os escritos de alguns viajantes que deixaram ricas descrições e impressões sobre a região sertaneja, a saber: correspondências trocadas entre o governador da capitania do Maranhão D. Diogo de Sousa e o ministro D. Rodrigo de Sousa Coutinho contidas no Arquivo Histórico Ultramarino (AHU- MA) e o relatório de viagem intitulado Coleção das observações dos produtos naturais do Piauí da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, todos correspondentes a expedição de Vicente Jorge Dias Cabral e também os escritos de Francisco de Paula Ribeiro compilados no livro Francisco de Paula Ribeiro desbravador do sertão de Pastos Bons (2007). Mapeamos de que maneira a legislação educacional brasileira trata acerca da história local e por fim analisamos as produções de trabalhos didáticos e acadêmicos sobre o sul do Maranhão. Portanto, esperamos que o paradidático “Pelas trilhas do sertão maranhense” contribua para a inserção da história do sul do Maranhão na rede básica de ensino e na difusão de noções elementares, como: conceito de sertão, processo de “reocupação”, formação territorial, bem como a exploração econômica e natural da região sul maranhense.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUEMApt_BR
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectHistória localpt_BR
dc.subjectSertãopt_BR
dc.subjectParadidáticopt_BR
dc.titleHistória Local e ensino: o sertão do Maranhão nos anos finais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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