Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1571
Título: A formação continuada de professores(as) para o ensino de história e culturas africana e Afro-brasileira
Autor(es): Barbosa, Gomes, Rafaella
Data do documento: 2020-05-12
Editor: UEMA
Resumo: O presente estudo aborda a Formação Continuada de professores (as) para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana conforme a obrigatoriedade da Lei 10.639/2009. Esta Lei trouxe novas demandas para a formação de professores, considerando-os como sujeitos de suma importância no processo da busca pela tão almejada qualidade educacional. Desta forma, o nosso principal objetivo é analisar como vem ocorrendo estas formações e quais as concepções adotadas durante o seu desenvolvimento. Para tanto, apresentamos discussões referentes à Historiografia, Ensino de História e Legislação Educacional, buscando compreender como vem ocorrendo a efetivação da Lei 10.639/2003 em São Luís, frente à Secretaria Municipal de Educação- SEMED, analisando suas ações e formações continuadas oferecidas. Também se constituiu de fundamental importância, a elaboração de um percurso histórico sobre a formação inicial e continuada de professores, propiciadora de reflexões que possam favorecer o entendimento para a então aplicação de questionários as formadoras e aos professores que participaram das Formações analisadas, para compreendermos do ponto de vista de quem participou quais as percepções de África e qual a continuidade destas ações. Feitas estas análises, buscamos desenvolver um Manual de suporte aos Professores de História do Ensino Fundamental - Anos Finais, sobre o Ensino de Histórias e Culturas Africana e Afro-brasileira, sugerindo novas formas de abordagens e relacionando-os com os materiais já elaborados pelos Mestrandos do PPGHIST da UEMA, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Proposta Curricular do Território Maranhense. O objetivo é produzir um material que aproxime o meio acadêmico e o meio escolar para o fortalecimento do Ensino de História e Culturas da Africana e Afro-brasileira
Palavras-chave: Ensino de História
Formação continuada de professores
Culturas africanas
Cultura Afro-brasileira
Aparece nas coleções:Mestrado em História - CECEN - Dissertações 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Rafaella Barbosa Gomes.pdf2.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PRODUTO (2).pdf2.66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.