Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1565
Título: História e memória da Questão Agrária no Maranhão na década de 1980: a linguagem audiovisual como recurso para o Ensino de História
Autor(es): Frazão, Jaciara Leite
Data do documento: 2020-06-24
Editor: UEMA
Resumo: A partir do final da década de 1960, diante das mudanças em curso com a Ditadura Civil- Militar, justificadas pelo discurso de modernização e desenvolvimento, aprofundadas ao longo dos anos 80 em diante, milhares de camponeses são expulsos de diversas áreas rurais dos estados brasileiros, e intensificam-se os conflitos e as contradições envolvendo a questão fundiária no país. Deste modo, esta pesquisa toma como objeto a Questão Agrária e a inserção de sua temática nas aulas de história. Assim, propomos a elaboração de um manual didático que contemple audiovisuais sobre a temática da questão agrária no Maranhão e que dialoguem com variado leque de fontes (crônica, jornal, poema, música e entrevista), como possibilidade de abordagens sobre acontecimentos históricos e contribua para a prática docente.
Palavras-chave: Ensino de história
Questão agrária
Audiovisuais
Aparece nas coleções:Mestrado em História - CECEN - Dissertações 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Jaciara Leite PDF.pdf2.99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Produto Jaciara Leite 2 PDF.pdf4.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.