Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1558
Título: Análise da carga microbiológica de ovos comercializados em supermercados, mercados e feiras de São Luís, Maranhão
Autor(es): Vieira, Nayara Salazar
Data do documento: 2022-06-11
Editor: UEMA
Resumo: O presente estudo teve como objetivo principal analisar a carga microbiológica de ovos comercializados em supermercados, mercados e feiras de São Luís, Maranhão. Foram analisadas 30 amostras de ovos, totalizando 180 ovos. Realizou-se a análise microbiológica dos ovos para coliformes totais, coliformes termotolerantes, Escherichia coli e pesquisa de Salmonella sp. Seis amostras indicaram presença de coliformes totais e termotolerantes, em quatro amostras confirmou-se a presença de E. coli e em nenhuma amostra foi identificada a presença de Salmonella sp. Diante dos resultados, pode-se observar que os padrões microbiológicos para Salmonella sp. estão de acordo com a legislação vigente, principalmente no que se refere a medidas higiênico-sanitárias dos ovos comercializados em São Luís. É necessário orientar os comerciantes e consumidores dos riscos à saúde e evitar os surtos de Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar (DTHAs).
Palavras-chave: Avilcultura de postura
DTHA
Enterobacteriaceae
Qualidade dos ovos
Segurança dos alimentos
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Medicina Veterinária - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Nayara Salazar.pdf1.44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.