Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1536
Título: Arquitetura sensorial: projeto de clínica terapêutica especializada em crianças com transtorno do espectro autista
Autor(es): Mendes, Maria Clara Campos
Data do documento: 2021
Editor: UEMA
Resumo: O ser humano é influenciado desde os primeiros anos de vida, seja pelas pessoas ou pelo ambiente físico em que convive e é a partir dessas influências que se conhecem e percebem o mundo ao seu redor. Entretanto, crianças no Espectro Autista, apresentam, como uma das principais características, limitações nas relações, podendo demonstrar atenção ou indiferença aos estímulos oferecidos. O presente trabalho tem o intuito de ampliar o olhar para as influências que o espaço pode oferecer às crianças com TEA e como a arquitetura pode ajudar, por meio das experiencias sensoriais, às atividades de terapia e desenvolvimento cognitivo. Para a aplicação das inquietações, é apresentada uma proposta do anteprojeto de uma clínica focada na terapia sensorial para crianças com Transtorno do Espetro Autista. Com isso, deseja-se explanar como a arquitetura pode mudar o jeito de ver o mundo através dos estímulos e das experiencias proporcionadas por ela e entender a relação entre esses estímulos e a evolução comportamental e físico das crianças com TEA.
Palavras-chave: Arquitetura sensorial
Crianças
Estímulos
TEA
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo CCT - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC MARIA CLARA CAMPOS MENDES _1 PDF-A.pdf12.99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.