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Título: O processo de expansão e fragmentação urbana do traçado de São Luís: um estudo de caso dos bairros Cohama, Cohaserma e Conjunto Habitacional Vinhais
Autor(es): Figueiredo, Myrla Amorim
Orientador: Salgado Neto, José Bello
Membro da Banca: Aguiar, Fabíola de Oliveira
Membro da Banca: Cabral, Shirlen Caroline Rabelo
Data do documento: 2019-01-18
Editor: UEMA
Resumo: Após a transição do modelo econômico agrário-exportador para o urbano- industrial, cujo amadurecimento deu-se a partir da década de 1940, o Brasil das novas tecnologias vivenciou um intenso processo de urbanização, que, atrelado ao crescimento populacional nas cidades brasileiras, contribuiu extremamente para o avanço da metropolização. A concentração das atividades produtivas estimulou o Estado a realizar as primeiras mudanças de caráter regenerativo nas “cidades do capital”, a fim de atrair investimentos estrangeiros. A alta concentração populacional nas cidades modernistas se configurava por trabalhadores que migraram do campo para a cidade no intento de uma vida melhor. Entretanto, as cidades brasileiras, como São Luís, não detinham estrutura urbana satisfatória para comportar toda a população recém-chegada, que começou a se distribuir de forma desorganizada e fragmentada pelo território urbano. Como consequência, formaram-se as periferias que em sua maioria não possuía infraestrutura, áreas de lazer ou equipamentos urbanos. Após o surgimento de diversas epidemias acarretadas pela falta de salubridade nas urbes, o poder público passou a tratar a questão da moradia popular com mais atenção, até que, após o Golpe Militar de 1964, fora criado o Banco Nacional de Habitação, cuja responsabilidade deu-se por gerir o Sistema Financeiro de Habitação. Neste contexto de industrialização e estruturação das cidades, São Luís começava sua expansão sustentada por investimentos substanciais como a ferrovia Carajás, o porto do Itaqui, a Vale e a Alumar. Com o objetivo de regularizar o espaço urbano, a Prefeitura de São Luís, portanto, elaborou o Plano Diretor de 1974, que, juntamente com a implantação descomprometida com o entorno por parte dos conjuntos habitacionais populares – financiados pela Companhia Habitacional do Maranhão, COHAB-MA – colaborou para a fragmentação da cidade, através do zoneamento. Em vista do que fora evidenciado, este trabalho tem por finalidade compreender o processo de fragmentação e expansão do traçado atual de São Luís, através dos bairros da COHAMA, COHASERMA e do Conjunto Habitacional Vinhais. Para isso, realizou-se o diagnóstico do perímetro selecionado, a fim de estabelecer as proposições, que tiveram como base o manual de intervenções viárias do DNIT, para viabilizar articulações entre os limites da COHAMA, COHASERMA e do Conjunto Habitacional Vinhais com menos impacto e mais segurança. Obteve- se mudanças de fluxos, introdução de ciclovias e faixas elevadas na COHAMA e no Conjunto Habitacional Vinhais, além de algumas desapropriações nessa área e intervenção no tráfego entre a COHAMA e o COHASERMA. Considerou- se que os bairros como o são atualmente não permitem, senão, intervenções pontuais e de baixo impacto para amenizar a desarticulação entre seus limites.
Resumo: After the transition from the agrarian-exporting economic model to the urbanindustrial one, whose maturation began in the 1940s, Brazil's new technologies experienced an intense urbanization process, which, coupled with population growth in Brazilian cities, contributed to the advancement of metropolization. The concentration of productive activities stimulated the State to make the first changes of a regenerative nature in the "cities of capital" in order to attract foreign investments. The high population concentration in the modernist cities was shaped by workers who migrated from the countryside to the city in the attempt of a better life. However, Brazilian cities, such as São Luís, did not have a satisfactory urban structure to accommodate the entire newly arrived population, which began to be distributed in a disorganized and fragmented way across urban territory. As a consequence, the peripheries were formed, most of which did not have infrastructure, leisure areas or urban facilities. After the emergence of several epidemics caused by the lack of sanitation in the cities, the public power began to treat the issue of popular housing more closely, until, after the 1964 military coup, the National Housing Bank was created. for managing the Housing Finance System. In this context of industrialization and structuring of cities, São Luís began its expansion sustained by substantial investments such as the Carajás railroad, the Itaqui port, Vale and Alumar. In order to regularize the urban space, the Municipality of São Luís therefore drew up the 1974 Master Plan, which, together with the unplanned implementation of the surroundings by the popular housing projects - financed by the Housing Company of Maranhão, COHAB- MA - collaborated for the fragmentation of the city through zoning. In view of what was evidenced, this work aims to understand the process of fragmentation and expansion of the current layout of São Luís, through the neighborhoods of COHAMA, COHASERMA and Vinhais Housing Set. To do this, the diagnosis of the selected perimeter was carried out in order to establish the propositions, based on the road intervention manual of the DNIT, to make feasible articulations between the COHAMA, COHASERMA and Vinhais Housing Set boundaries with less impact and more safety. There were changes in flows, introduction of bicycle lanes and high lanes in COHAMA and Vinhais Housing Set, as well as some expropriations in this area and intervention in traffic between COHAMA and COHASERMA. It was considered that neighborhoods as they are today do not allow punctual and low impact interventions to soften the disarticulation between their limits.
Palavras-chave: Conjuntos Habitacionais - Expansão
COHAB-MA
COHAMA
COHASERMA
Conjunto Habitacional Vinhais
Fragmentação urbana - São Luís - MA
Traçado urbano - São Luís - MA
Estudo de caso
Urbanização brasileira
Plano de expensão de São Luís - MA - Brasil
Urban fragmentation - São Luís - MA
Urban layout - São Luís - MA
Case study
Brazilian urbanization
Expansion plan for São Luís - MA - Brazil
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo CCT - Monografias

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