Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/153
Título: Consórcio público regionalizado para abate de bovídeos na baixada maranhense: uma alternativa para minimizar o abate clandestino na região
Autor(es): Carvalho, Geane Viana de
Data do documento: 2016
Editor: UEMA
Resumo: O abate clandestino de bovinos é uma atividade frequente em quase todas as regiões do Brasil. Além dos problemas relacionados a sonegação de impostos, a clandestinidade no setor de abate traz sérios riscos à saúde do consumidor. Com o objetivo de minimizar o abate clandestino e aumentar a oferta de carne inspecionada na região da Baixada Maranhense, contemplando os municípios de São Bento, Bacurituba, Cajapió, Palmeirândia, São João Batista e São Vicente Ferrer, propõe-se a criação de um consórcio público regionalizado para abate de bovídeos na Baixada Maranhense. Para subsidiar a proposta, foi realizada revisão de literatura sobre o assunto, visita a um estado do nordeste que tem o sistema de abate regionalizado, levantamento de dados junto a AGED/MA, IBGE, IMESC, para o conhecimento do efetivo bovídeo, cortes bovinos mais comercializados, preços e da situação socioeconômica da população dessa região e aplicado questionários aos marchantes e magarefes dos municípios envolvidos. Além disso, foram realizadas palestras e audiências públicas, contando com o efetivo apoio do Ministério Público. Foram feitos também levantamentos dos custos de construção de um matadouro, de acordo com o Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária dos Produtos de Origem Animal (RIISPOA) e de um entreposto de carne, através de pesquisa na internet e por telefone com alguns fornecedores, e análise de projetos já aprovados na AGED/MA. Conclui-se que o sistema de consórcios públicos regionalizados para abate de bovídeos é uma alternativa viável para sanar o problema do abate clandestino e oferecer um alimento mais seguro para a população.
Palavras-chave: Matadouro
Consórcio regionalizado
Clandestino
Aparece nas coleções:Mestrado em Defesa Sanitária Animal - CCA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GEANE VIANA DE CARVALHO_2 - PDF-A.pdf2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.