Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/jspui/handle/123456789/1521
Título: Modelagem e simulação fluidodinâmica e análises de fenômenos aerodinâmicos para aerogeradores de baixa potência
Título(s) alternativo(s): Fluid dynamic modeling and simulation and analysis of aerodynamic phenomena for low power wind turbines
Autor(es): Santos, Thalyson Ramon Costa
Data do documento: 2018
Editor: UEMA
Resumo: Neste trabalho foram realizadas simulações fluidodinâmicas com o objetivo de avaliar a influência da mudança do ângulo da pá em fenômenos aerodinâmicos as quais prejudicam a potência útil retirada do vento por aerogeradores, tais simulações partiram da ideia de análises em turbinas eólicas de baixa potência, ou seja, dispositivos as quais podem ser instalado em lugares onde não demandem grandes quantidades de energias como residências ou pequenas propriedades, uma vez que, o estudo de microgeração de energia eólica no Brasil ainda estar em desenvolvimento. Utilizou-se softwares referência de modelagem e simulação, como o SolidWorks e o ANSYS academic, e desta maneira o referente estudo obteve excelentes resultados. A turbina foi desenhada no SolidWorks, e essa possui tamanho total de 6,7 m com pá de perfil da família EPLER, o E387, com envergadura de pá de 1,5m. A partir da modelagem, foi simulado no fluent do ANSYS aderindo a uma metodologia de túnel de vento, onde se avaliou fenômenos reais descritos na literatura, como as esteiras formadas, além do efeito downwash, então, conseguiu-se selecionar um rotor com maior potencial de aplicação em análises de potências, ou seja, o rotor com ângulo de 10º.
Palavras-chave: Dinâmica dos fluidos computacional-CFD
Aerogerador de baixa potência
Fenômenos aerodinâmicos
Fluid dynamics computational-CFD
Low power wind turbine
Aerodynamic Phenomena
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica - CCT UEMA - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC. THALYSON SANTOS_1PDF-A.pdf3.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.