Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1493
Título: A importância dos jogos e brincadeiras para construção do conhecimento matemático no primeiro ano do ensino fundamenta
Autor(es): Nascimento, Wemelly Lôide Silva do
Data do documento: 2022-07-12
Editor: UEMA
Resumo: O presente trabalho buscou investigar a importância dos jogos e brincadeiras para construção do conhecimento matemático no primeiro ano do ensino fundamental. O trabalho está apresentado, basicamente, em duas partes. Na primeira parte foram reunidas conceituações de diversos autores sobre a utilização dos jogos e brincadeiras que o professor pode utilizar como recurso auxiliar de ensino. Após essa parte mais teórica é apresentado os resultados da pesquisa empírica, na qual a coleta de dados foi realizada através de questionários que foram aplicados com cinco professores do primeiro ano do ensino fundamental de duas escolas públicas de Balsas/MA e analisados qualitativamente. Os dados coletados indicam que os professores entrevistados fazem ou já fizeram uso dos jogos e brincadeiras como metodologia de ensino em sala de aula, e afirmaram que houve algum tipo de melhora no desenvolvimento da aprendizagem do aluno e na comunicação interpessoal entre ele e seus colegas. Assim, os resultados da pesquisa apontam que a utilização dos jogos e brincadeira pode melhorar a relação do aluno com a Matemática, e por consequência, melhorar também a aprendizagem desse conhecimento, implicando que esta metodologia de ensino deve ser usada de maneira controlada, para que não haja distração e desfoco do conteúdo a ser estudado, já que esses jogos e brincadeiras são usados apenas como um auxiliar de ensino, mas o direcionamento e eficácia da metodologia é responsabilidade do professor.
Palavras-chave: Educação matemática
Jogos lúdicos
Recurso metodológico
Ensino e aprendizagem
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Matemática - CECEN - UEMA - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Wemelly Lóide Silva Do Nascimento- TCC -versão final.pdf2.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.