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dc.contributor.authorRoldan Junior, José Carlos Cecopierre-
dc.date.accessioned2022-09-21T16:41:50Z-
dc.date.available2022-09-21T16:41:50Z-
dc.date.issued2022-07-11-
dc.identifier.otherCDU: M 370.71-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1490-
dc.description80 f. Monografia (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual do Maranhão,Balsas, 2022. Orientador: Prof. Dr. Antonio Nilson Laurindo Sousapt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta práticas que foram desenvolvidas com base no projeto intitulado “ANIMES E MANGÁS NA MATEMÁTICA: animações e mangás japoneses, possibilidades didáticas para uma abordagem Matemática”. A parte prática do projeto foi aprovada pela Secretaria Municipal de Educação para ser realizado na Escola Municipal Monsenhor Clovis Vidigal do município de Balsas-MA, nas turmas do 6º ano A e B vespertino. A implementação prática desse projeto teve como objetivo avaliar a possibilidade da aplicação das animações japonesas como uma ferramenta metodológica no processo ensino- aprendizagem da Matemática. Para uma compreensão da disposição desse projeto, foi estabelecido três passos para melhor contemplar os objetivos: Identificar como os animes e mangás podem ser inseridos na educação; Demonstrar as possibilidades do ensino da Matemática a partir dos animes e mangás; Utilizar os animes e mangás para trabalhar valores éticos e morais como um tema transversal; Sugerir a introdução das animações e mangás japonesas, como estratégia para o ensino e aprendizagem da Matemática.A realização e aplicação do projeto teve como fundamento a pesquisa exploratória bibliográfica nas referências que abordam a temática. E para uma melhor compreensão e sustentação teórica e científica do tema abordado foi realizada uma pesquisa de campo quanti-qualitativa, a fim de corroborar os pressupostos teóricos abordados. Como metodologia do projeto, o pesquisador participou como mediador em 12 aulas, priorizando a unidade temática números e geometria. Ao final das aulas foi aplicada uma avaliação contextualizada nos animes e mangás com o intuito de recolher os dados com o desenvolvimento dos alunos. Os dados recolhidos foram analisados, tabulados e apresentados ao longo do texto, com o intuito de refletir sobre o desempenho dos animes e mangás como uma ferramenta metodológico no processo de ensino da Matemática e propor a aplicação nas escolas.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUEMApt_BR
dc.subjectAnimes e mangás na matemáticapt_BR
dc.subjectFerramneta metodológicapt_BR
dc.subjectPossibilidades de ensinopt_BR
dc.titleAnimes e mangás no ensino de matemática animações e mangás japoneses, possibilidades didáticas para uma abordagem Matemática no 6º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Matemática - CECEN - UEMA - Monografias 

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