Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1485
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCastro, Jéssica Caroline Lopes-
dc.date.accessioned2022-09-20T18:23:54Z-
dc.date.available2022-09-20T18:23:54Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.otherCDU: M 355.233.1-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1485-
dc.description70 f. Monografia (Graduação em Formação de Oficiais BM-MA) - Universidade Estadual do Maranhão,São Luís,2021. Orientador: Prof. Dr. Marco Antônio Nogueira Gomes.pt_BR
dc.description.abstractDisciplina pedagógica no Curso de Formação de Oficiais. O Corpo de Bombeiro Militar do Maranhão atua em diversas áreas, dentre seu campo de atuação é visível a expansão dos Colégios Militares e a colaboração de Bombeiros Militares junto à comunidade ministrando palestras e \ou treinamentos. Este trabalho tem como objetivo geral propor a inclusão de uma disciplina pedagógica na matriz curricular do Curso de Formação de Oficiais Bombeiro Militar, com o intuito prioritário de dar conhecimento pedagógicos aos cadetes e futuros oficiais que estarão à frente da gestão escolar nessas unidades específicas. A metodologia foi de abordagem quantitativa e qualitativa, além da pesquisa bibliográfica. Foi utilizado a entrevista semiestruturada com perguntas abertas e fechadas, voltadas tanto aos dados numéricos, quanto ao estudo de comportamento de um determinado grupo. Para isso, foi realizado um questionário com o 2.º e 3.º Anos dos cadetes da Academia Bombeiro Militar Josué Montello bem como com Oficiais Lotados em Colégios militares. O questionário foi realizado de forma remota pela plataforma do Google forms com 65 Militares sendo 60% cadetes e 40% Oficiais com vistas a identificar o nível de importância e a possível aceitação quanto à inclusão de uma disciplina pedagógica na matriz curricular do curso. Para isso os dados foram tabulados, analisados em métodos estatísticos e representados graficamente. Como resultado, a pesquisa descreveu que 48,7% dos entrevistados acham seu conhecimento insuficiente para atuar em colégios militares e ministrar palestras e 26,3% Regular sendo apenas 4,3% declararam ter o conhecimento muito bom nesta área. Outro dado interessante da pesquisa expõe que cerca de 52,3% acha essencial a inclusão de uma disciplina pedagógica no CFO BM e 43,1% Importante. Dentre as respostas das perguntas abertas pode-se perceber a dificuldade encontrada da Gestão Escolar, e insegurança quanto aos exercícios de atividades que exijam certo domínio da estrutura da educação no Brasil e suas formas de organização. Portanto, vale ressaltar que devido às demandas relacionadas à atuação do corpo de bombeiro militar é urgente um olhar sob a perspectiva de uma disciplina pedagógica para auxiliar na preparação dos futuros oficiais que atuarão neste novo ramo tão almejado e demandado pela sociedade.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUEMApt_BR
dc.subjectCorpo de bombeirospt_BR
dc.subjectColégio militarpt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.titleProposta de implementação de disciplina pedagógica no curso de formação de oficiais bombeiro militarpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em CFO/Bombeiros - CCT - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- Proposta de Implementação de disciplina pedagogica- Jéssica Caroline Lopes Castro- CFOBM - DEFINITIVA.pdf791.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.