Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1483
Título: Silva, André Thyago Costa. Exposição dos bombeiros aos riscos ocupacionais nas atividades de resgate em espaços confinados com progressão vertical tipo poço
Autor(es): Silva, André Thyago Costa
Data do documento: 2021
Editor: UEMA
Resumo: O presente estudo possui como temática geral os espaços confinados e seus tipos, com enfoque especial aos eventuais riscos ocupacionais que o bombeiro pode estar sujeito nesses locais. Assim, a pesquisa possuiu como problemática o seguinte questionamento: quais fatores contribuem para os possíveis riscos ocupacionais que o bombeiro militar pode estar suscetível neste tipo de ocorrência? Para responder esse questionamento foram empregados métodos de análises bibliográficas, bem como informações técnicas adquiridas a partir de questionários feitos pelo ambiente virtual do “Google Forms”. Neste contexto, os principais resultados do trabalho indicam que embora os bombeiros militares do estado do Maranhão participem de um significativo número ocorrências envolvendo a temática, a maioria deles não praticam o suficiente por meio de instruções de aperfeiçoamento, por outro lado, estes profissionais também nunca foram submetidos a um Teste de Aptidão de Saúde Ocupacional para atividades em espaços confinados durante sua carreira, o que indica que não possuem o Atestado de Saúde Ocupacional (ASO). Neste contexto, as informações supracitadas se refletem na elevada quantidade de militares que não se sentem totalmente aptos para desempenharem as funções inerentes à atividade de resgate em espaço confinado. Possíveis soluções para os problemas encontrados são a aplicação de uma maior periodicidade de instruções de aperfeiçoamento, bem como a solicitação dos comandantes de batalhões junto à equipe médica do corpo de bombeiros militar do Maranhão a execução de Testes de Aptidão de Saúde Ocupacional.
Palavras-chave: Riscos ocupacionais
Análise Preliminar de Risco (APR)
Plano de resgate
Atestado de saúde ocupacional (ASO)
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em CFO/Bombeiros - CCT - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia André Thyago Costa Silva - Completa.pdf932.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.