Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1480
Título: A utilização dos preventivos de combate a incêndio em edificações multifamiliares: estudo realizado sob a percepção de moradores e funcionários de condomínios residenciais em São Luís – MA
Autor(es): Guimarães, Fabricio Endles Lima Portela
Data do documento: 2021
Editor: UEMA
Resumo: O presente trabalho corresponde ao estudo voltado para a compreensão da importância do conhecimento sobre os preventivos de segurança que estão presentes, via norma, nos condomínios residenciais multifamiliares em São Luís - MA. Com base nos dados obtidos na pesquisa, foi possível quantificar o número de ocorrências de incêndios em apartamentos por ano e por turno, na referida região. Também, foi possível classificá-las quanto aos danos e identificar os bairros com o maior número de incêndios em apartamentos. Para fundamentar este trabalho foram trazidas contribuições de alguns autores da área de combate a incêndio como: Ferigolo (1977), Freire (2009), Seito (2008), manuais de combate a incêndio, Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (2009) e Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (2016). Em relação ao campo de estudo, foi realizado em alguns condomínios dos bairros da Ponta D’areia, São Marcos, Ponta do Farol, Lagoa, Renascença, Jardim Renascença e Calhau. Sobre a metodologia utilizou-se a pesquisa de natureza aplicada, porque com base no estudo dos autores e as análises das respostas dos sujeitos, buscava-se entender o nível de percepção dos sujeitos quanto ao uso dos dispositivos de segurança para essas edificações. Quanto aos objetivos, a pesquisa desenvolveu-se em caráter exploratório e acerca dos procedimentos, foi realizada pesquisa bibliográfica com apoio do estudo de pesquisa documental. Como técnica de coleta de dados, utilizou-se a aplicação de questionários em 797 (setecentos e noventa e sete) moradores e de 289 (duzentos e oitenta e nove) funcionários dessas habitações multifamiliares. O resultado obtido quanto ao nível de conhecimento dos funcionários, foi satisfatório, haja vista que a maioria demonstrou saber utilizar os preventivos, por outro lado, os moradores das edificações demonstraram, em sua maioria, insegurança quanto ao uso e ao acionamento dos dispositivos preventivos contra incêndios presentes nas edificações.
Palavras-chave: Incêndio
Edificações Multifamiliares
Preventivos
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em CFO/Bombeiros - CCT - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - FABRICIO ENDLES LIMA PORTELA GUIMARAES - Versão Final.pdf1.55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.