Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1478
Título: Os desdobramentos da radiocomunicação no CBMMA: um estudo sobre a viabilidade da utilização do sistema ponto-a-ponto durante as grandes ocorrências atendidas na região metropolitana de São Luís
Autor(es): Tonello, Saulo
Data do documento: 2021-07-27
Editor: UEMA
Resumo: Sistema de radiocomunicação ponto-a-ponto. Apresentar-se-á um estudo sobre a viabilidade da utilização de uma zona de radiocomunicação ponto-a-ponto no atendimento às ocorrências de grande vulto atendidas pelo Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) na região metropolitana de São Luís, a qual engloba os municípios de São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar. Ressaltando a importância da comunicação integrada nas ocorrências, tendo em vista a peculiaridade e especificidade das demandas, ou seja, a depender da natureza da ocorrência, se faz necessário uma integração direta entre os componentes da guarnição, o que possibilita uma maior agilidade na passagem dos comandos e respostas. Para tal, é necessário um diálogo com o mínimo ruído, de modo a contribuir para a devida interpretação da comunicação e, consequentemente, para o desempenho dos militares, posto isso, é essencial utilizar canais específicos de radiocomunicação em eventos de grande porte, haja vista que diversas demandas e informações são repassadas. Atualmente, no CBMMA, a comunicação via rádio é vinculada ao Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), desse modo, em um sinistro de grande vulto e socorro, o canal de radiocomunicação utilizado por toda região de São Luís é o mesmo empregado para o atendimento, o que, de certa forma, interfere na eficiência da comunicação dos militares. Destacando-se que, recentemente, foi configurado o sistema de comunicação ponto-a-ponto nos Hand Talk (HT) utilizados pelos militares lotados no 1º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM), em São Luís, onde o foco foi o de proporcionar uma integração entre as guarnições frente o pronto socorro. Entretanto, além das vantagens relativas ao uso da radiocomunicação e a utilização do sistema ponto-a-ponto, há diversos obstáculos que merecem ser discutidos. Dessa forma, foi utilizado como técnica para coleta de dados, a aplicação de questionário e realização de entrevistas com militares específicos do CBMMA, a fim de identificar a opinião da tropa sobre o tema levantado. Portanto, a partir do levantamento dos dados obtidos com a pesquisa e de todo estudo realizado foi possível comprovar a importância e viabilidade da utilização de um meio de comunicação que possibilite a interação direta entre a guarnição, qual seja o sistema de radiocomunicação ponto-a-ponto.
Palavras-chave: Radiocomunicação militar
Operações
Comunicação integrada
Corpo de Bombeiros
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em CFO/Bombeiros - CCT - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Saulo - CFO CBMMA - depósito definitivo.pdf2.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.