Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1467
Título: Estudo comparativo de sistemas construtivos para vedação: alvenaria drywall e alvenaria em bloco cerâmico
Título(s) alternativo(s): Comparative study of constructive systems for sealing: drywall masonry and masonry in ceramic block
Autor(es): Lopes, Vitor Hugo de Sena
Data do documento: 2018-06-26
Editor: UEMA
Resumo: Com o comércio da construção civil cada vez mais competitivo, as construtoras brasileiras estão continuamente procurando alternativas para otimizar a produção, reduzindo os custos e também desperdícios nas obras, para que essa economia seja refletia no preço final que o cliente paga no produto. Sabe-se que o mercado da construção civil no Brasil tem dificuldade na substituição de métodos executivos, principalmente quando eles influenciam diretamente no dia-a-dia do consumidor. Nesse contexto, um dos processos de grande influência na construção de obras residenciais é o de vedação vertical interna que, hoje, no mercado brasileiro, é dominado pelo processo executivo de alvenaria de blocos cerâmicos. O presente trabalho objetivou analisar uma nova tecnologia para vedação interna de ambientes, que é a alvenaria em chapas de gesso acartonado (drywall), fazendo uma comparação com o método convencional, que é a alvenaria de blocos cerâmicos. O estudo tem por finalidade expor a influência que cada escolha terá no desempenho e na qualidade da obra, demonstrando o aproveitamento, prazo de execução, custos e outros. Além disso será apresentado que essas escolhas existentes podem trazer melhorias quanto à utilização do espaço aproveitado com essas tecnologias, ao mesmo modo proporcionando bem-estar ao cliente, posto que as duas tecnologias garantem isolamento térmico e acústico e resistência entre os mesmos. Este estudo de caso tem o intuito de comparar as características que motivam as escolhas entre esses dois métodos construtivos, ressaltando a importância e influência que as vantagens e desvantagens de cada um irá ter na escolha do produto final.
Palavras-chave: Alvenaria
Bloco Cerâmico Vedação
Drywall
Comparativo
Masonry
Ceramic Block Sealing
Comparative
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Engenharia Civil - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_ VITOR HUGO LOPES_1PDF-A.pdf1.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.