Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1459
Título: As obras de Monteiro Lobato como incentivo à leitura e interpretação de textos em sala de aula: uma pesquisa realizada com professores de língua portuguesa do ensino fundamental anos finais
Autor(es): Santos, Aline da Silva Lino dos
Jesus, Iranilde da Silva de
Araújo, Renata da Silva
Palavras-chave: Leitura
Interpretação
Literatura infantil
Monteiro Lobato
Data do documento: 2-Ago-2022
Editor: UEMA
Resumo: Esta pesquisa propôs um estudo sobre a leitura e interpretação de texto a partir das contribuições das obras de Monteiro Lobato no contexto de sala de aula. Dessa forma, seu objetivo geral foi descrever e discutir aspectos pedagógicos da literatura de Monteiro Lobato para uso em sala de aula como estratégia de incentivo à leitura e, consequentemente, a interpretação de textos. A pesquisa apresenta a metodologia descritiva e exploratória de natureza qualitativa, analisando ideias e entendimentos de autores que se dedicaram a refletir sobre a temática em questão, e exploratória, por aproximar o pesquisador do objeto a ser pesquisado, utilizando-se de sondagens que aprofundam o olhar investigativo. Para compor o corpo estrutural do estudo e responder ao objeto investigado, a pesquisa contou com uma investigação junto a professores do 6º ao 9º ano do ensino fundamental em uma determinada escola de ensino público municipal, localizada na cidade de Zé Doca - MA. Diante das variedades literárias existentes no universo infantil, esta inquirição buscou saber dos docentes pesquisados como eles trabalham a literatura infantil nas aulas de Língua Portuguesa amparada nos ideais de Monteiro Lobato. A numerosa extensão de obras que este autor produziu, ao longo de sua vida, proporciona muito mais do que o marco para este estilo literário, mas também os avanços para as escolas usarem como recursos de incentivo à leitura e interpretação. Sabendo disso, esta investigação conta com um questionário aplicado a oito professores do nível de ensino mencionado acima, onde afirmam que além de usarem nas salas aulas como incentivo à leitura, explanam as contribuições sociais e culturais presentes nas obras desse grande escritor brasileiro. Após o questionário de caráter qualitativo, mostramos concepções de autores e críticos literários para enfatizar a base central de toda as afirmações, críticas e declarações através das obras aqui presentes. Como resultados preliminares, tem-se a concepção de que as obras lobatianas, quando assumem um caráter pedagógico e de base literária, possue um papel de extrema importância no desenvolvimento da leitura e da interpretação crítica, contextualizada e significativa, fazendo usufruto da função social que a leitura exerce na vida cidadã e na sociedade.
Descrição: 53 f. Monografia (Graduação em Letras Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Maranhão,Zé Doca,2022. Orientadora: Profa. Me. Edilene Reis Pereira.
URI: http://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1459
Aparece nas coleções:MONOGRAFIAS DE LETRAS LICENCIATURA EM LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Aline Lino com FICHA CATALOGRÁFICA.pdf584.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.