Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1435
Título: Manifestações patológicas em habitações de interesse social construídas em alvenaria estrutural: um estudo de caso
Título(s) alternativo(s): Pathological manifestations in social housing built in structural masonry: a case study
Autor(es): Melo, Yago Lucas Leal
Data do documento: 2019-12-11
Editor: UEMA
Resumo: Com o intuito de mitigar a problemática déficit habitacional no Brasil, que de acordo com dados da Fundação Getúlio Vargas (2017) ultrapassa os 7,7 milhões de domicílios, foi criado a programa federal Minha Casa Minha Vida, instituído pela Lei nº 11.977, de 2009. Com as facilidades de financiamento para construtoras e compradores, o programa obteve muito sucesso com a entrega de mais de 4 milhões de domicílios em 10 anos de criação (2009 à 2019), dados da Associação Brasileira de Incorporadores Imobiliários (2019). A construção dessas Habitações de Interesse Social (HIS) pelo programava Minha Casa Minha Vida (MCMV), embora em termos de quantidade, tenham sido excepcionais, no quesito qualidade tem demostrado algumas falhas e anomalias de forma precoce segundo a Controladoria Geral da União (2017). Devido as vantagens posteriormente citadas nos tópicos deste trabalho, o sistema construtivo em alvenaria estrutural foi amplamente difundido na construção dessas Habitações de Interesse Social pois promove economia financeira (menor custo de execução em curto espaço de tempo) e menor desperdício de materiais. Devido aos programas habitacionais, visarem construir em grande quantidade e em curto espaço de tempo, acabam levando à construções mal executadas, com vícios construtivos e com inúmeras patologias. Nesse sentido o presente trabalho tem como objetivo fazer uma pesquisa bibliográfica dos principais detalhes construtivos de construções em alvenaria estrutural, além abordar as principais causas das manifestações patológicas com enfoque em fissuras e suas configurações típicas. Foram realizados dois estudos de casos envolvendo Habitações de Interesse Social entregues pelo programa Minha Casa Minha Vida com faixa 1 de financiamento pela Caixa Econômica Federal no intuito de colocar-se em prática o embasamento teórico estudado para caracterizar-se essas manifestações patológicas e indicar suas possíveis causas. Dessa forma, conhecendo-se os problemas que ocasionam trinca e fissuras na alvenaria estrutural, pode-se colaborar com o meio acadêmico informações relevantes a fim de garantir a entrega de um produto final de melhor qualidade .
Palavras-chave: Alvenaria estrutural
Fissuras
Habitações sociais
Manifestações patológicas
Programa Minha Casa Minha Vida
Structural masonry
Cracks
Social Interest Dwellings
Pathological manifestations
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Engenharia Civil - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia-YAGO MELO_1 PDF-A.pdf2.63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.