Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1416
Título: Hermenêutica da angústia: análise filosófico-literária da obra “O anafilático desespero da esperança” de Nauro Machado
Autor(es): Rodrigues, Marco Antonio Rocha
Data do documento: 2019
Editor: UEMA
Resumo: A presente dissertação tem por meta apresentar, de forma concisa, uma hermenêutica da angústia através de uma análise filosófico-literária das categorias “anafilático”, “desespero” e “esperança”, as quais formam o título de uma das obras do poeta Nauro Machado: O Anafilático desespero da esperança. Desse modo, através dessas categorias de referência, selecionou-se, dentre os 100 poemas que compõem o livro, aquelas que correspondem e com elas dialogam mais diretamente. Para essa tarefa, a ideia de angústia, aqui compreendida, refere-se a uma dimensão existencial onde a realidade da existência se nadifica e arroga, dessa forma, o desvelamento inaudito da palavra que possa suplantar os sentidos de uma mundanidade prosaica, desvigorada e ordinária. Para tanto, a metodologia utilizada é o modelo hermenêutico, teoricamente fundamentado a partir da perspectiva heideggeriana para análise poética, em interlocução com as perspectivas filosóficas contemporâneas e com a teoria literária, destacando-se os autores Maurice Blanchot, Antônio Cândido e Alberto Pucheu. Os resultados contemplam, previamente, uma apreciação inteligível da ideia de angústia através das dimensões da “esperança” em seu “desespero anafilático”.
Palavras-chave: Poesia
Angústia
Nauro Machado
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras - CECEN - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marco Antonio Rocha Rodrigues_1 - PDF-A.pdf494.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.