Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/jspui/handle/123456789/1380
Título: O Ensino de História do Maranhão na educação básica: a abordagem da Oligarquia Sarneísta em sala de aula na escola municipal “UEB Luís Viana”
Autor(es): Mendes, Raíssa Caroline Macau
Data do documento: 2020-07-15
Editor: UEMA
Resumo: O Ensino de História exerce um papel fundamental nas dinâmicas educacionais contemporâneas. O processo de educação em sala de aula apresenta a complexidade nas interrelações entre escola-professor-aluno, devido às diversas mudanças nos parâmetros educacionais e nos valores humanísticos presentes no cotidiano social. No Maranhão, a principal inquietação gira em torno do pouco conhecimento da trajetória histórica contemporânea das principais figuras políticas atuantes no estado maranhense, ou seja, um estudo mais consistente da História Local em sala de aula. Nesse sentido, a importância desta pesquisa, em primeira instância, reside na valorização da História do Maranhão, apresentando os aspectos e a trajetória da principal oligarquia atuante no Estado, a Sarneísta, e os resquícios de sua política nos setores sociais no território maranhense. Com os novos parâmetros educacionais vigentes, este estudo está pautado nas prerrogativas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Documento Curricular do Território Maranhense para os novos debates em sala de aula e os novos procedimentos no ensino de história. Assim, o objetivo deste trabalho é a construção do diagnóstico da educação maranhense e os procedimentos de ensino de história em sala de aula, tomando por referência a escola municipal UEB Luís Viana, instituição de Ensino Fundamental II. Metodologicamente, este estudo estará embasado na análise de dados fornecidos pelo INEP sobre os professores, do acervo documental da escola e na realização de questionários com o professor responsável pela disciplina de História e os alunos do 9º ano acerca da História do Maranhão. O produto educacional elaborado é um manual de apoio pedagógico voltado para o professor em que contempla a historiografia sobre as origens do Sarneísmo, o processo de construção de sua hegemonia no Maranhão e sugestões pedagógicas que podem ser utilizadas em sala de aula.
Palavras-chave: Ensino de História
História do Maranhão
Sarneísmo
UEB Luís Viana
Manual Pedagógico
Aparece nas coleções:Mestrado em História - CECEN - Dissertações 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao-Raissa-Caroline-Macau-Mendes.pdf2.33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
LIVRO FINAL - Raíssa - Livro de História Completo.pdf4.55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.