Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1379
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Maristela Sena dos | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-04T18:02:09Z | - |
dc.date.available | 2022-08-04T18:02:09Z | - |
dc.date.issued | 2021-07-26 | - |
dc.identifier.other | CDU: D 82-6:373.5 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1379 | - |
dc.description | 81 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual do Maranhão,São Luís,2021. Orientadora: Profa. Dra. Elizabeth Sousa Abrantes. (Acompanha documento adicional). | pt_BR |
dc.description.abstract | A Literatura é campo expandido de diálogo interdisciplinar com a História e produz espaço próprio, onde cabem criação e conflito. O conteúdo das correspondências trocadas entre Hannah Arendt e Mary McCarthy, reunidas no livro Entre Amigas – A correspondência de Hannah Arendt e Mary McCarthy (1949-1975), organizado e editado por Carol Brightman, é o objeto desse estudo. Arendt e McCarthy narram em seus textos-cartas os principais acontecimentos do século XX, além de eventos referentes a suas vidas pessoais e profissionais. Elas utilizam a correspondência para relatar ações e produzir seus pensamentos. Discorrem como testemunhas, sobre a dinâmica social da época, o que aguça a percepção delas sobre o ambiente políticocultural em que se estabeleceram como escritoras. Eventos como a Guerra Fria, Manifestações Estudantis, Guerra do Vietnã, Luta contra o Racismo, são alguns assuntos abordados nessas cartas e que habilitam a obra Entre Amigas como conteúdo a ser utilizado em aulas de História no Ensino Médio a partir do diálogo com a Literatura. Para isso, a pesquisa oferece um produto pedagógico, voltado para professores e alunos do Ensino Médio, em forma de manual com verbetes de acontecimentos apontados e relatos da influência e relação que as autoras tiveram com esses, além de atividades que podem ser utilizadas em perspectiva interdisciplinar nas aulas de História, Filosofia, Sociologia, Língua Portuguesa, Literatura, Inglês e Arte. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | UEMA | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Literatura epistolar | pt_BR |
dc.subject | Produto pedagógico | pt_BR |
dc.title | Jogo de cartas entre Hannah Arendt e Mary McCarthy: impressões de duas mulheres sobre o próprio tempo | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado em História - CECEN - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
papeldecartaimpressaofinal9b.pdf | 22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
DISSERTAÇÃO MARISTELA SENA.pdf | 1.07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.