Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1378
Título: | Ditadura Empresarial-Militar no Maranhão e ensino: o dicionário histórico-biográfico como ferramenta pedagógica |
Autor(es): | Mendes, Paulo Leandro da Costa Moraes |
Data do documento: | 2021-08-23 |
Editor: | UEMA |
Resumo: | Se avolumam os trabalhos que buscam enfatizar a importância da história regional/local no ensino de história. Por outro lado, a diversificação da produção historiográfica maranhense e especificamente da ditadura empresarial-militar não tem atingido de forma significativa as aulas de história na educação básica. Sendo assim, o objetivo do presente trabalho é relacionar as produções historiográficas “nacionais” sobre o golpe de 1964 e a estruturação de um Estado comprometido com os interesses do capitais multinacional e nacional associado, e suas interpretações, com as produções regionais, destacando aproximações e distanciamentos, visando a, com isso, produção de um dicionário histórico-biográfico com conceitos, informações históricas e biografias que possam subsidiar as aulas do 9º ano do ensino fundamental, que sirva de ferramenta para as aulas de História do Maranhão, e que permita a integração entre o currículo básico e a história do estado. |
Palavras-chave: | Ensino de História Ditadura Empresarial-militar História Regional Maranhão |
Aparece nas coleções: | Mestrado em História - CECEN - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PAULO LEANDRO DA COSTA MORAES MENDES.pdf | 2.2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.