Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1377
Título: Os governos de Fernando Collor de Mello (1989-1992) e Dilma Rousseff (2014-2016) através da mídia nacional: aproximação com o cotidiano escolar por meio do paradidático Democracia brasileira em crise
Autor(es): Lopes, Joyce Cristine Silva
Data do documento: 2020-06-23
Editor: UEMA
Resumo: O presente trabalho é um estudo sobre o processo de impeachment de Fernando Collor de Mello (1992) e Dilma Rousseff (2016), identificando as semelhanças e diferenças entre os dois períodos históricos. Mais precisamente, analisa as principais características desses dois momentos, de destituição de um Presidente da República, através do jornalismo nacional e maranhense. Para tanto, serão analisadas obras que tratam sobre o tema com o intuito de entender a conjuntura política durante o governo do “Caçador de Marajás”, como ficou conhecido Fernando Collor durante a sua gestão, e da presidente Dilma Rousseff. A temática se justifica pela importância de se discutir os processos de impeachment na Nova República e pela necessidade de entendimento dos limites da democracia brasileira construída após o Regime Empresarial Militar. A partir da análise das reportagens e das fotografias veiculadas durante os referidos períodos, o estudo mapeou a crise da hegemonia, sob a perspectiva gramsciana, dos dois governos apontando as causas para o impeachment sofrido por Collor em 1992 e o Golpe enfrentado por Dilma Rousseff em 2016. Além desta dissertação, também foi elaborado um produto educacional (livro paradidático) voltado aos alunos da educação básica, que pretende levar para a sala de aula esta temática de modo mais simples e didático, usando jornais e fotografias divulgados nacionalmente durante os anos de 1990-1992 e 2014- 2016 como fonte principal.
Palavras-chave: Ensino de História
Fernando Collor
Dilma Rousseff
Mídia
Paradidático
Aparece nas coleções:Mestrado em História - CECEN - Dissertações 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao-Joyce-lopes.pdf2.99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
produto joyce lopes pdf.pdf7.72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.