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dc.contributor.authorRibeiro, Aldo Tavares-
dc.date.accessioned2022-08-02T16:24:04Z-
dc.date.available2022-08-02T16:24:04Z-
dc.date.issued2021-07-26-
dc.identifier.otherCDU: D 37:625.1(812.1).(091)-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1375-
dc.description157 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual do Maranhão,São Luís,2021. Orientadora: Profa. Dra. Marcia Milena Galdez Ferreira. (Acompanha documento adicional).pt_BR
dc.description.abstractEste estudo tem por objetivo analisar como se constituíram, desde os primeiros projetos e planos, as primeiras ferrovias no território maranhense, percebendo a relevância que os primeiros trechos construídos tiveram: as ferrovias do Engenho São Pedro, na cidade de Pindaré, e a estrada de ferro Caxias a São José das Cajazeiras, ligando a cidade caxiense a antiga localidade de Flores, atual município de Timom. Pioneiras, estas vias férreas projetaram espaço e condições técnicas e geográficas para se pensar, e se projetar a atual ferrovia São Luís-Teresina, estabelecendo relação com diversas cidades que receberam seus serviços, entre as quais, a cidade de Codó. O recorte temporal da pesquisa abrange do final do Oitocentos até a década de 1940, momento em que a ferrovia mais contribuiu para o desenvolvimento de toda a região leste maranhense, entre os municípios, vilas e povoados que estavam em sua rota. Assim como outras cidades do interior do estado, Codó despontava a partir da economia algodoeira e com a instalação do parque fabril, teve boa aceitação nas praças de comércio nas cidades em direção à capital. Para a realização deste trabalho, dialogamos com diversos autores que abordam direta ou indiretamente o tema da pesquisa como Camelo Filho (2000), José Cechin (1978), Jeronimo de Viveiros (1992), Pacheco Filho (2016), bem como utilizamos como fonte histórica os periódicos, Monitor Codoense (1895), Correio do Codó (1914, 1915 e 1917), O Coroatá (1915), Gazeta de Caxias (1918), A escola de Caxias (1928) e Gazeta de Flores (1932). Foram analisados também mensagens e relatórios governamentais, assim como resumo de reuniões das empresas contratadas para execução da ferrovia, crônicas escritas por codoenses acerca da ferrovia, fontes orais e memorialísticas.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUEMApt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectVias Férreaspt_BR
dc.subjectEstrada de ferro São Luís-Teresinapt_BR
dc.subjectCodópt_BR
dc.titleFERROVIA SÃO LUÍS – TERESINA E A CIDADE DE CODÓ: história e memória a partir de 1895 a década de 1940pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em História - CECEN - Dissertações 

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