Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1372
Título: “Viva el Rei Dom Sebastião!”: uma análise do fenômeno sebastianista na obra Romance d’a Pedra do reino e o Príncipe do sangue vai-e-volta, de Ariano Suassuna
Autor(es): Campos, João Vitor Natali de
Data do documento: 2021-07-16
Editor: UEMA
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo de trazer à tona as construções que deram ensejo a formação do Sebastianismo, a partir da obra do escritor paraibano Ariano Suassuna, A Pedra do reino e o Príncipe do sangue vai-e-volta. Desde o século XVI, foram sendo apresentadas manifestações religiosas a respeito de Dom Sebastião enquanto um rei escolhido por Deus que iria trazer anos de prosperidade ao seu povo. Após o seu desaparecimento em 1578, a crença de uma causa futura, de que um dia O desejado iria retornar enquanto um messias para salvar aqueles que são fiéis a ele passou a existir. Assim, essa crença se expandiu em diversos setores, tendo tanto fins religiosos quanto políticos, afirmando que Dom Sebastião seria a solução para todas as questões existentes. Assim, a intenção deste trabalho é elaborar um material didático a respeito do sebastianismo direcionado para os alunos do ensino médio, de modo a promover uma discussão histórica mais aprofundada a respeito desse fenômeno religioso e utilizar para isso a obra do escritor Ariano Suassuna, apresentando a temática a partir de um aspecto literário, permitindo a construção de um diálogo entre a história e a literatura a fim de discutir a história a partir de outros materiais que podem ser relevantes para o campo historiográfico.
Palavras-chave: Ensino
Literatura
Sebastianismo
Dom Sebastião
Ariano Suassuna
Aparece nas coleções:Mestrado em História - CECEN - Dissertações 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_João Vitor Natali de Campos (2).pdf948.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Paradidático João Vitor N. de Campos.pdf1.96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.